quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Publicidade Machista - Os dias de silêncio acabaram



Alguns dias se passaram desde que aconteceram os protestos contra a marca de preservativos Prudence e a cerveja Nova Schin. As duas marcas veicularam campanhas machistas que legitimavam a cultura do estupro. O resultado é que, em ambos os casos, as campanhas foram retiradas dos veículos de divulgação. A Prudence fez uma retratação e a Nova Schin fingiu que não era com ela. Jamais admitirá o erro, embora tenha retirado a peça publicitária da TV. Tudo bem, foram duas batalhas vencidas, mas a luta por uma mídia livre de machismo, racismo, homofobia, transfobia está longe de acabar.

A Nova Schin substituiu a propaganda "Homens invisíveis", pela propaganda "Caveirinhas". Notem que, ainda sim, é uma propaganda machista. 



Isso sem contar a propaganda transfóbica (não consegui encontrar em outro link, apenas aqui) que rolou há alguns meses. A Nova Schin está de parabéns... só que ao contrário!

Um pouco antes da propaganda da Nova Schin virar polêmica nas redes sociais, eu tomei conhecimento de um anúncio do automóvel Fiat Bravo, veiculado na revista Playboy. Tratava-se de um anúncio cuja idéia era a de que mulheres preferem homens com carrões (novidade: há mulheres que gostam de carros e os compram com o próprio dinheiro, sabia, fiat?). O texto diz: "Se você ainda não tem um Fiat Bravo, o jeito é tentar impressionar os seus amigos deixando fios de cabelo de mulher espalhados pelo seu carro atual." Mensagem claramente misógina. Veja:



O mesmo produto, Fiat Bravo, já teve uma propaganda de muito mau gosto comentada por mim em um post sobre consumo. A propaganda demonstrava a idéia de que se eu não consumo, eu não existo (e guess what? No finalzinho da propaganda o dono do Fiat Bravo aparece acompanhado de uma mulher, reforçando a mesma idéia do anúncio da playboy).



Logo depois dos protestos, mais uma vez a publicidade machista me chamou a atenção: a propaganda do Fiat Punto, que faz troça das mulheres que protestam de topless (Eles dizem "Na Europa", mas faz diferença uma vez que a propaganda é exibida no Brasil? Acho que não). Eu participei de alguns protestos no Brasil, da Marcha das Vadias, por exemplo. Nessa marcha, muitas moças fizeram topless. Com isso elas pretendiam requisitar não os olhares masculinos, mas o direito sobre seu próprio corpo, a soberania de suas vontades, o fim da violência contra a mulher. É dessas pessoas que a Fiat está falando, das pessoas que lutam por um ideal muito necessário. É esse o grau de desrespeito com que nós somos bombardeadas na publicidade:



Sabe o que todas essas propagandas, com exceção da propaganda da Prudence, tem em comum? Foram todas feitas pela mesma agência. Não estou dizendo que essa agência é a única que reproduz preconceitos diversos nas propagandas. Estou afirmando apenas que o fato demonstra que o machismo vende e muito, e ele foi por muitos anos a fórmula do sucesso das propagandas de cerveja, detergente e carros (entre tantos outros produtos), só que os dias de anuência silenciosa acabaram. Ainda que o CONAR tente continuar fazendo ouvidos moucos aos nossos apelos, nosso barulho está aumentando.

Uma imagem que fala muito sobre o CONAR, que devia mudar logo de nome para Clube do Bolinha:

Imagem editada por LIHS e Bule Voador


23 comentários:

  1. Marcha contra a Mídia Machista de Minas Gerais será no dia 25 de agosto, com a concentração marcada na praça da estação às 13 horas. https://www.facebook.com/events/443994278978927/?ref=ts

    ResponderExcluir
  2. muito feliz com este resultado! Já vi - e odiei - a propaganda das caveirinhas. Vamos em frente nesta campanha. Por ora ainda temos q ouvir q somos radicais, que reclamamos de tudo, mas vamos conquistando espaço e respeito. Mto feliz o/

    @luciana_NE

    ResponderExcluir
  3. Oi, tb achei um absurdo essa propaganda da fiat. Mei q fica parecendo que a gnt só 'quer atenção' só 'quer aparecer' e não reivindicar. Triste.
    Aproveitando o ensejo, gostaria de saber a opinião de vocês sobre uma coisa q tô com uma vontade imensa de fazer, mas antes explico: Trabalho numa cidadezinha elitista e no centro comercial dela há um ponto determinado em que se reúnem vários homens (a maioria segurança das lojas, carrgadores e etc de lá) e, pasmem NÃO HOUVE UM ÚNICO DIA EM Q EU PASSASSE POR ALI E NÃO HOUVESSE ouvido presenciado um ato machista. Estão sempre fazendo algum comentário hostil, olhando alguém desreipeitosa ou jocosamente.

    Minha idéia: ir num dia e horário ermo e colar um cartaz onde eles se reúnem com dizeres do tipo 'ponto de encontro dos misóginos' ou 'point dos preconceituosos' ou 'você é machista e preconceituso? seu lugar é aqui' E esperar resultados. O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu já fiz isso! Eu voltava todo dia do cursinho e passava numa rua onde sempre haviam homens num bar mercearia que mexiam com todas as mulheres.

      Resolvi colar um papel em branco com escritos falando pras mulheres denunciarem que as assediassem, sabe? E colei na frente deles e continuem andando. Eles não mexeram comigo mais, apesar que o papelzinho foi arrancado super rápido e no dia posterior não tava mais lá.

      Excluir
    2. Eu, particularmente, preferiria um cartaz que fosse direcionada às mulheres que são vítimas desse desrespeito, porque acho que dá um ar de união e solidariedade que acho que pode assustá-los. E pode fazer com que as mulheres se sintam melhores, sabe? E até mesmo pode influenciar que outros cartazes possam surgir contra aquela prática ofensiva deles.


      Excluir
  4. Pessoas!!!E sobre a propaganda do desodorante Axe..Vi na MTV ontem (21/08/2012), no intervalo do programa Furo MTV..A propaganda diz para o indivíduo usar o desodorante e o perfume e assim poderá colecionar mulheres!!!Seguido a isso vem uma cena na qual o tal moço tem q separar uma briga das mulheres, posses dele. Obviamente que elas estão de calcinha e sutiã!Não consegui achar algum link dessa propagada, mas procurei bem superficialmente...Fiquei indignada com a objetificação tão escancarada!Seguida de uma ceninha ridícula de mulheres brigando de lingerie..Lamentável!

    ResponderExcluir
  5. Aqui ó..no fb--
    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151724792647841&set=a.10151437157552841.390577.348888582840&type=3&theater

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela sugestão Thaís! Pensarei melhor a respeito. Mas queria uma coisa que os ofendesse. Uma coisa bem ácida mesmo.

    Quanto à essa propaganda enojável do AXE, tem continuação essa bosta. O cara aparece 'separando briguinhas'. Me deu vontade de me transportar pro comercial e falar algo bem sarcástico e talz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algo bem ácido é uma boa também. Só quis dar uma sugestão mesmo!

      Se for fazer isso, faça com companhia e escondido pra não ser perigoso. ^^

      Excluir
  7. Me desculpem se faltei aula de interpretação de texto, mas onde está o machismo na última propaganda da Fiat que fala das ativistas? E como deveria ser pronunciado, então?

    ResponderExcluir
  8. Poxa, sério mesmo? O fato de mulheres correndo atrás do homem com carro bom não deu liga aí na sua mente? O fato de elas largarem os cartazes no chão e correrem pra dentro do carro?
    Fala que tá de brinks?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tô de brinks. Só não vi dessa forma, até porque, não são só elas que estão correndo atrás do carro. E só uma delas larga o cartaz, as outras entram com eles. Veja de novo...

      Excluir
  9. Vocês viram o comentário gordofóbico da Duloren na página do face dela? Acabei de ver no slut shaming detected! Aproveitem o assunto e façam um texto falando disso, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi, um absurdo! Gordofobia é um tema que precisamos escrever sobre, aqui no blog! Está na pauta ;)

      Excluir
  10. Sabia que é muito chato e inconveniente pautar assuntos de blogs que não é seu? Embora o tema seja interessante?

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gizelli! Vcs saberiam dizer quem foi que fez aquelas propagandas machistas do CCAA? Aquela da Ilha Megan Fox? Achei tão ridícula, tão machista! Agora só homens fazem curso de inglês tb?! Aliás, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo realmente não sei. Ainda não vi essas propagandas.

      Excluir
    2. Eu vi e fiquei pensando a mesma coisa. a propaganda é essa:

      http://www.youtube.com/watch?v=smP-clmP5lA

      Excluir
  12. As montadoras de carro insistem em achar que só homem compra carro. ¬¬

    ResponderExcluir
  13. Me desculpem, eu só quis sugerir que vocês falassem do assunto pq achei o tema bem interessante. Não queria fazer pressão e nem nada do tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que foi só uma sugestão, não fiquei nada chateada, não!

      Excluir
  14. Não sei se já comentaram isso, mas claro que os fios de cabelo seriam lisos e loiros... imagina espalhar cabelo crespo pelo carro, isso não dá status. (ironia mode on, antes que reclamem)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O padrão de beleza é racista e excludente em muitos aspectos.

      Excluir