segunda-feira, 7 de maio de 2012

Guestpost: Coletor menstrual: prós e contras

Esse texto faz parte da Blogagem Coletiva 2@ Vermelha, um evento que surgiu com o objetivo de nos colocar para falar sobre menstruação, esse tema que pode ser símbolo, tabu, orgulho, vergonha, dor, alegria e muitas outras coisas dependendo da forma como é vivido por cada uma de nós. A leitora Natália Schmidt preparou um guestpost super bacana para nós contando a sua experiência com o coletor menstrual. Afinal, falar de menstruação é também questionar tudo o que está ligado a ela, desde a TPM até os nossos absorventes.

Coletor menstrual, para quem não conhece, é um recipiente (um “copinho”) reutilizável de material maleável (geralmente silicone) que serve para colher a menstruação. Funciona assim: você coloca no canal vaginal e ele se prende por meio de pressão nas paredes vaginais. Depois, é só retirar, esvaziar no vaso sanitário ou na pia (ou ainda, se quiser, diluir o sangue na água e regar as plantas !) e colocar de novo! Depois do ciclo menstrual, deve ser esterilizado e ele estará pronto para ser usado novamente. Hoje, existem várias marcas que comercializam (destaque para MissCup, que é a única marca brasileira), mas até um tempo atrás não era assim, e além de tudo, era difícil de se achar.

 Há 2 anos, fiquei sabendo do coletor menstrual pela minha irmã, li sobre e achei super interessante o fato de ser reutilizável e portanto ecológico (sempre me incomodei pela quantidade de absorventes que vai para o lixo). Além disso, é livre de pesticidas e outros produtos químicos dos absorventes tradicionais. Decidi experimentar. Na primeira menstruação, achei um pouco desconfortável na hora de inserir. Para colocar: a gente dobra o “copinho” e coloca, chegando na posição correta, é só soltar que ele desdobra e fica preso por pressão na parede vaginal. Por causa da pressão, senti um pouco de dor. Para tirar, mesma coisa. E vazava, bastante. Além disso, me incomodava com o “cabinho” do coletor em alguns movimentos. Fui reclamar com a minha irmã e me surpreendi quando ela me disse que para ela, tinha sido ótimo, e ela amou.
            Pesquisando, descobri que só vaza quando colocado da maneira errada. E que é preciso praticar até não vazar. Além disso, lendo no manual de instruções, foi muito alívio quando descobri que pode (e deve, se te incomoda) cortar o “cabinho” do coletor. O “cabinho” está lá para facilitar o manuseio, para dar mais segurança para quem ainda está insegura, mas se incomoda, deve ser cortado. Decidi então dar uma segunda chance.
            Na segunda vez, acertei o pé. Consegui colocar direito, nos primeiro dias, vazou um pouquinho, e depois não vazou mais. E o corte do “cabinho” foi realmente um alívio.
            Depois disso, foi “amor a segunda vista”! Sou assumidamente apaixonada pelo meu coletor menstrual, porque conforme o passar do tempo, eu fui me adaptando melhor, e percebi que ele foi uma das melhores invenções dos últimos tempos... rs
            Entre os pontos positivos, o fato dele ser muito mais ecológico que os absorventes tradicionais ganha destaque. Mas se fosse só por esse ponto, nós poderíamos adotar os absorventes de pano, não é mesmo ? Acontece que o coletor menstrual é também muitíssimo confortável. Depois do período de adaptação – e salvo raras exceções -, você não vai nem sentir mais, garanto  (as vezes, eu esqueço que estou menstruada). Pode ser praticado qualquer atividade física durante o uso, inclusive nadar. Você pode ficar, teoricamente, de 4 a 8 horas sem esvaziar, mas eu já cheguei a ficar 12 (!) horas tranquilamente (depende do fluxo). Além disso, é mais econômico. O custo de um coletor menstrual da marca Misscup, segundo o site, é de R$ 75,00, e pode durar de 2 a 10 anos (depende de alguns fatores, como a frequência de uso). Podemos gastar em torno de R$ 200,00 em absorventes descartáveis por ano!
            Os outros pontos positivos menos óbvios, mas não menos importantes: nessa cultura de desvalorização de tudo que diz respeito ao corpo das mulheres, e inclusive – e especialmente - a menstruação, utilizar o coletor menstrual é uma ótima maneira de quebrar mitos e conhecer melhor o seu ciclo. Eu, pessoalmente, amo menstruar, acho lindo, e o coletor menstrual me permitiu um contato muito mais profundo com meu ciclo. É muito legal ver a quantidade do fluxo – e perceber que não é uma hemorragia descontrolada, afinal -, perceber que aquele odor desagradável e forte da menstruação nada mais é que o absorvente comum abafando o local, entre outras coisas. Aliás, o coletor menstrual é também mais higiênico, menos propenso a desenvolvimento de alergias e de algumas pragas, como a candidíase. Além do contato com o próprio ciclo, o manuseio do coletor estimula o conhecimento do próprio corpo – o que infelizmente, é tão negligenciado na nossa sociedade.
            O único ponto negativo de acordo com a minha experiência é que esvaziar em banheiros públicos pode ser uma experiência não muito bacana. Eu sou desastrada por natureza, e dependendo da situação do banheiro público, eu não consigo retirar, esvaziar e colocar novamente sem me sujar. Para tirar e colocar, ainda sinto cólica por causa da pressão, mas não é nada que me incomode tanto.
            Enfim, sou uma mulher assumidamente apaixonada pelo meu coletor!
            Eu uso da marca Mooncup. No site das marcas Mooncup e Misscup tem mais informações e depoimentos. E no site do MissCup também tem uma pesquisa legal sobre a opinião das consumidoras. Vale a pena pesquisar e experimentar! :-)

Observaçãonem toda mulher menstrua e nem toda pessoa que menstrua é mulher.

141 comentários:

  1. Gostei muito do relato da Natália Schmidt. Tenho muita vontade de comprar um coletor, mas sempre tive medo de sentir algum desconforto, sabe? Principalmente pra colocar e tirar.

    Após o relato, me senti com mais coragem e vontade de usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Thaís !! :)
      Eu aconselho a experimentar, porque muitas mulheres - inclusive eu - tiveram esse medo e se surpreenderam.
      Eba! Que bom!
      Depois me conta se gostou ! hehe

      Excluir
    2. Compre sem medo, eu estou usando e n senti dor nem desconforto e as alergias se foram me da segurança recomendo

      Excluir
    3. O meu chegou hoje e já estou usando, me adaptei bem ao colocar e retirar, só sinto ele quando me lembro que estou usando ,caso contrário nem parece que estou menstruada, super recomendo.

      Excluir
    4. Obrigada pelo relato. Precisa muito disso! Comprei o coletor a pouco tempo, depois de ler bastante a respeito e tomei coragem. Estou usando a 2 ciclos, mas o cabinho é algo que tem me incomodado bastante e pra sentar um terror. Os vazamentos tem sido constantes... O seu depoimento me esclareceu essas 2 questões e vou cortar o cabinho já! Quanto as vazamentos, vou tentar mais vezes até conseguir.

      Excluir
  2. Gente, adorei saber sobre o coletor menstrual - nem sabia que isso existia (santa ignorância). Curiosa para experimentar, pois eu tenho muitos transtornos com absorventes, (detesto-os). Aliás, não gosto de menstruar, é muito desconfortável para mim, fora a TPM, mas isto é outro assunto.

    Sensacional o texto, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei a ideia um pouquinho bizarra. A gente acostuma tanto a lidar com o absorvente comum que nem se abre pra outras opçãoes (e pior, não somos estiladas a estarmos abertas pra opções mais confortáveis, higiênicas e ecológicas).

    Realmente fiquei com muita vontade de comprar o coletor! Pra mim o maior desconforto é sentir que estou menstruada, não é nem a bagunça em si, então eu vou provavelmente me dar muito bom com ele.

    Já to juntando as pratinhas XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente acha tão normal usar absorvente que nem pensa que pode haver outras opções, mais confortáveis, mais econômicas e mais ecológicas, né?

      Estou bem empolgada pra usar o coletor. O que me incomoda na menstruação é que eu considero aquele plástico do absorvente a coisa que mais faz mal pra pele do mundo. Acho que quem tem pele sensível sabe do que estou falando... Conhecia o coletor, mas seilá, ele na minha cabeça era envolvido pelo mistério...

      Ai esse guestpost da Natália Schmidt me deixou bem mais segura pra comprar um. Também estou juntando as pratinhas, Carol!

      Excluir
    2. "A gente acha tão normal usar absorvente que nem pensa que pode haver outras opções, mais confortáveis, mais econômicas e mais ecológicas"
      Exatamente !!

      Excluir
  4. Eu tô usando o meu pela primeira vez hoje, e tô achando horrível :(( Eu acho que tenho problema de incontinência urinária, só pode hauhauha (e parece que usar esse troço piora isso)... a ideia de passar 12h sem fazer xixi é tipo totalmente fora da minha realidade
    70 pau jogado no lixo, maldita impulsividade hauehaueh =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, será que não é porque você ainda não se acostumou? Tente mais uma ou duas vezes, carregando absorvente normal na bolsa pra caso dê errado, você poder tirar.

      Boa sorte, Ananda!

      Excluir
    2. Ah :O Gente, me perdoe por esquecer de colocar um dado tão tão importante no texto.
      Você pode ir ao banheiro enquanto usa o coletor sem problema nenhum.
      Ficar 12 horas sem fazer xixi ?? Tá louco, é impossível pra mim haha
      Como o coletor é inserido no canal vaginal [e o xixi sai pela uretra], não tem problema algum e você não sente nenhum desconforto ou sei lá para fazer xixi [ou coco] com o coletor.

      Então, Ananda... Não precisa ficar retirando o coletor toda vez que for ao banheiro. :-)
      E no início, pode ser meio difícil se acostumar, mas tenta de novo ! Com o tempo, você pega o jeito.

      Excluir
    3. Mas vc pode fazer xixi normalmente, sem precisar remover o coletor!! Dependendo da maneira como vc encaixa ele, ele pressiona um pouquinho a bexiga(e aí vc tem que ir mais vezes ao banheiro), mas se vc colocar certinho, não pressiona, não, e vc até esquece que está com ele!!!

      Excluir
    4. serio que ela acha que a urina sai pelo mesmo lugar que menstruamos? OMG Faltou as aulas de biologia...

      Excluir
    5. Acredite, muitas meninas e até mulheres não sabem que a urina é eliminada pela uretra e não pela vagina, me lembro de uma vez ouvir uma garota dizer que não gostava de usar ob porque achava chato ter q tirar pra fazer xixi, nesse dia fiquei pasma!

      Excluir
    6. Quem disse que não pode fazer xixi com ele ? Ao contrário do Ob pode ir no banheiro fazer número 1 e n 2 normal ...o lugar onde o coletor vai não é o canal onde fazemos xixi

      Excluir
    7. Gente estou usando o meu pela primeira vez hj, colocar e retirar foi fácil, a única coisa q está me encomendando é uma colica q estou sentindo, oq posso fazer para isso melhorar? Desde já obrigada!

      Excluir
  5. Adorei o seu texto Ná !
    E eu sou outra apaixonada pelo coletor ! Recomendo muitíssimo, para todas.

    ResponderExcluir
  6. Não troco meu Misscup por nada nessa vida!
    Menstruar pode ser menos irritante com ele.

    ResponderExcluir
  7. Sou vegetariana e estou caminhando para o veganismo entao vcs podem imaginar q me preocupo mt com o meio ambiente. Absorvente sempre me deixaram com raiva...ainda mais pq as marcas q eu gosto fazem testes em animais, algo q sou totalmente contra.Ja tinha pensado em usar os paninhos mas nao achava nada pratico, entao essa ideia de parar de usar absorvente sempre passava na minha cabeça mas logo tinha q sair pela praticidade. Ontem fiquei conhecendo o coletor menstrual a mt tempo nada me deixava tao empolgada kkkk Vou comprar o meu e espero me habituar logo a ele.
    Parabéns pelo texto...eu adoreiii desde ontem estou pesquisando a respeito,é mt bom ouvir a experiencia de alguém com esse incrível coletor kkk ainda nao tenho o meu mas ja estou apaixonada pela ideia

    ResponderExcluir
  8. Estou no meu segundo ciclo usando o Miss Cup. Confesso que no primeiro tive bastante dificuldade. Eu havia ouvido falar dos coletores menstruais há algum tempo e fiquei super animada, mas demorei até descobrir as alternativas disponíveis no Brasil e comprar o meu. Sou uma pessoa ansiosa normalmente, e ainda mais quando se trata de uma novidade que eu quero experimentar. Enfim, acabei me surpreendendo um pouco com o tamanho e, para piorar, me encrenquei bastante com o processo de retirada do copinho. Acostumada com absorventes internos, eu achava que o cabinho era como aquele fiozinho do OB, ou seja, que era só puxar por ele para tirar o coletor. Resultado: desastre total!

    Mas eu não desisto fácil, e eu já tinha me apaixonado pelo conceito do coletor. Sempre gostei de usar absorvente interno, mas me irritava muito com a sensação de secura que ele deixa, além de não poder ter controle sobre a hora de trocar (afinal, não rola você dar aquele "confere" para ver se está tudo ok). Então não teve jeito: quando chegou a hora, dei uma segunda chance ao cup e agora, que já comecei a pegar a manha, estou super satisfeita! Rolou um pequeno vazamento, pois ainda preciso entender direitinho qual é a posição correta. Mas acho que nunca tinha percebido o quanto eu odeio absorventes normais. Que delícia que é não precisar ficar usando aquela fralda que esquenta, incomoda e volta e meia me irrita, literalmente. Já cheguei a ficar com feridas na pele por causa daquelas coberturas estilo "sempre seca".

    Natália, acho que faltaram algumas outras vantagens: o tanto de lixo a menos (vamos combinar que o sangue faz o lixo feder pra caramba) e o fim do problema que é usar o banheiro na casa do amigo, afinal, muitos homens negligenciam a necessidade de haver um cestinho no banheiro, pois para eles, basta jogar o papel na privada e pronto. Já passei por essa situação e não foi nem um pouco divertido.

    ResponderExcluir
  9. Esse coletor menstrual vai resolver meus problemas(sou homem)!

    Seria mais por aquela questão de dar mais segurança à minha namorada, esclarecer esse detalhe do cheiro da menstruação devido ao absorvente comum foi essencial. Agora só resta esperar que ela se acostume.

    ResponderExcluir
  10. Detesto absorventes, sempre odiei menstruar. Meu alívio veio quando o ginecologista, vendo o meu sofrimento com as dores na coluna lombar devido à uma hérnia de disco, sugeriu que eu suspendesse a menstruação. Nunca estive tão bem em toda a minha vida, não engordei, não tenho mais as cólicas que tinha e posso seguir o tratamento de coluna normalmente.

    Não sei se é indicado para todas, mas foi a melhor coisa que fiz.

    ResponderExcluir
  11. Julinha **********************23 de fevereiro de 2013 às 23:57

    quero contribuir tb com o meu relato, com dicas:
    - quem for usar a 1ª vez o ideal é colocar agachada, no banho. eu dobrei em forma que parece uma rosinha.
    - pra tirar: tirar agachada tb. tyem de cortar as unhas do indicador e do polegar, não tem jeito, pq tem de colocar o indicador até o fundo, na parte superior do cup e apertar pra sair o vácuo, senão o cup não sai de jeito nenhum. ainda não consegui tirá-lo só apertando o final do copinho.
    - tem de fazer força pro copinho vir o mais perto possível da saída da vagina pra ficar mais fácil alcançar a borda com o indicador.
    ainda não tô bem expert, pensei em desistir pq é algo bem diferente, tem de enfiar o dedo lá dentro, às vezes é difícil alcançar a borda, mas pensei no meio ambiente, pensei q quero fazer um teste pois meu ciclo é bem longo e com muito volume. teve uma noite que tive de levantar pra esvaziar o cup, e gostaria de um outro um pouco maior na capacidade pras noites mais volumétricas. vou continuar. depois volto e conto mais.

    ResponderExcluir
  12. Uso o coleror menstrual a 4 anos e foi uma das melhores descobertas q ja fiz. Sofria muito com descamações por alergia no contato com os absorventes com a pele e sempre achei horrivel o odor do sangue. Como no coletor, o sangue nao tem contato com o ar , ele fica sem cheiro de nada. Muito mais higiênico.
    Comecei a usar pq um dia estava na praia e vi um absorvente boiando na orla.... Aff
    Uso o Mooncup e recomendo a todas. Menstruar tem q ser visto como algo natural da vida da mulher. O q devemos fazer é conviver da melhor forma com esse fato. No início, o coletor pode ser desconfortável, mas com a prática, vc nem lembra q está usando...

    ResponderExcluir
  13. Realmente o maior inconveniente é trocar o coletor em banheiro público. Para isso eu levo sempre um absorvente p/ usar enquanto não consigo trocá-lo. No início foi difícil conseguir colocá-lo corretamente para não vazar, mas se aprende com a prática.
    Recomendo o seu uso, é confortável e não limita a prática de atividades esportivas quando se está menstruada.

    ResponderExcluir
  14. Também sou APAIXONADA por meu coletor!! (rs) O meu é da marca Lunette (finlandês), e como tem vezes que encaixa perfeitamente, e outras vezes que não encaixa tão bem assim (quando tenho que encaixar fora de casa...), estou usando o coletor com absorvente de pano pra garantir o pouquinho que vaza de vez em quando e estou amando a experiência de ciclos menstruais ecológicos! Nos dias de pouco fluxo uso só os absorventes de pano tranquilamente...

    ResponderExcluir
  15. Eu uso o coletor desde 2011 e sou totalmente apaixonada... E sempre que posso, coloco diluido nas minhas plantinhas e elas amam, percebi que minhas rosas começaram a florir muito mais depois que comecei a rega-las com meu sangue sagrado. Não tive nenhum problema de adaptação, no meu caso foi amor a primeira vista mesmo. As vezes coloco de manha e só preciso esvaziar a noite quando chego em casa e olha, que sempre tive um fluxo intenso, tinha meses que precisava dois pacotes de absorventes. Andei pesquisando e parece que os produtos quimicos podem aumentar ainda mais o nosso fluxo. Pra mim foi uma descoberta maravilhosa, recondo a todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar sangue nas plantas? Oi?
      Não entendi...

      Excluir
    2. Sim Vanessa, prática maravilhosa! A terra, o sangue da deusa .... experimente, conecte-se!

      Excluir
  16. Julinha **********************22 de abril de 2013 às 17:29

    gente, 3º mês que uso e estou adorando, mesmo! eu tinha receio de colocar 2 dedos na vagina pra pegar pelo fundo o cup, mas é questão de treino e agora consigo com mais facilidade. pelo visto com o tempo se pega a manha.
    no 2º dia q o fluxo é muito forte, tenho de ir ao banheiro pra esvaziá-lo mais vezes, evitando assim que ele vaze. percebi tb que tenho menos cólicas. O absorvente me dava dor, às vezes meio insuportável, tinha de correr no banheiro e tirar. sei lá se é po causa de alguma química. com o cup não sinto nenhum incômodo. é perfeito. ainda não sou expert em tirar, mas não consigo pensar mais em usar o absorvente tradicional e nem os absorventes internos. recomendadíssimo, claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julinha, te dou uma dica pra tirar, suja um pouquinho o dedo, mas é mega simples.
      Coloca o indicador no canal vaginal, e em vez de ficar puxando pela hastezinha, sobe um pouco mais o dedo e empurra para o lado o coletor, de modo que ele 'descole' de uma das paredes do canal vaginal. Com isso, desfaz o vácuo que o prende ao canal e é só puxar ele rapidinho.

      Excluir
  17. Julinha **********************25 de abril de 2013 às 17:55

    só esclarecendo: o absorvente interno é que me causava dor, uma pontada, sei lá, eu tirava e passava.

    ResponderExcluir
  18. Se eu pudesse, interromperia a menstruação, mas não posso tomar anticoncepcionais. E tenho problema com coisas dentro de mim (acho que sou assexuada), tentei usar absorvente interno uma só vez, para nunca mais. Mas odeio tanto absorvente que estou tentada a tentar esse coletor. A gente sente esse negócio lá dentro? Eu provavelmente coloquei o absorvente interno de maneira errada, porque dizem que não é para sentir, mas aquilo me incomodou tanto que não consegui nem sair de casa, tirei depois de dez minutos com ele. Dá medo de gastar 80 conto num troço que não vou conseguir usar :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odeio absorvente interno também. Senti muito incômodo usando e tenho alergia ao absorvente comum. Mas tenho medo do coletor me incomodar como o absorvente interno.

      Excluir
    2. Julinha **********************5 de maio de 2013 às 21:11

      se esquece até que se está usando o copo menstrual! qdo empurrar o copinho pra dentro, tem de empurrar tipo pro lado, não direto pra cima. mas com o tempo vai pegando o jeito. sempre achei um nojo o absorvente e o interno me causava dor. o copinho é uma beleza! tem de experimentar e ter um poco de paciencia pra pegar o jeito, mas depois não vai se querer outra vida. boa sorte!

      Excluir
  19. Olá meninas, tenho um dúvida: será que esa pressão do vácuo não faz mal? As vezes sinto um pouco de incomodo, principalmente na hora de tirar...

    ResponderExcluir
  20. depois com a prática é tão mínimo o incômodo pra tirar em vista de tantos benefícios. tem de apertar bem o fundo do coop pra liberar o vácuo. se puxar de vez, aí dói, incomoda e nem quer sair.

    ResponderExcluir
  21. Gente, me ajuda! Comprei um coletor Fleurcup (espanhol).
    Acabei de tirar, cerca de uma hora e meia depois de ter colocado, porque estava doendo muito, muito mesmo, o canal vaginal. Quando tirei, veio a surpresa: minha calcinha estava toda suja! Então lavei e inseri novamente. Foi quando percebi que ele não consegue abrir "lá dentro". Virei, apertei o fundo, ele não abre de jeito algum... Por isso doía tanto:/... Eu achei mesmo que o dessa marca parece ser mais largo que os outros, mas agora não sei o que faço, acho que vou ter que ir a um ginecologista pra ele ver se cabe, rsrs. É sério, alguém já teve essa experiência? Eu estava tão ansiosa pra usar, querendo tanto aderir, já que sou vegana, agora to muito decepcionada! E, pra ajudar, comprei logo dois de uma vez, antes de saber como era --'. Bom, se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ainda está com o coletor ? Acostumou ou desistiu ? Na hora de coloca lo dobre em forma de u , você puxando ele um pouquinho da pra ter certeza se ele está aberto ou dobrado .. Se puxar e ele sair fácil , esta aberto ..Se puxar e ele não sair é pq já está com vácuo e está certinho ... 1 dica para abrir , puxe ele um pouquinho para a borda e da uma volta um giro , e contraia a vagina ... pronto ele vai abrir ...

      Excluir
  22. Vanessa,
    é bom dar uma giradinha pra ele abrir dentro do canal vaginal. magina, não dói nada qdo ele está direitinho. pode ser o jeito que vc dobra o coop pra colocar que não está dando certo. muda o jeito de dobrar.
    é a primeira vez e a gente se enrola mesmo. persista que vale a pena. no terceiro ciclo vc já está bem tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa o que comprei da In ciclo tem dois tamanhos A para mulheres acima de 30 anos ou que já tiveram filhos, e B para mulheres com menos de 30 anos, o que compreis deu certinho ,não dói, não sente nada que está usando, é preciso ver o tamanho certo, talvez o seu foi grande de mais para vc, mas não desista, as vezes é só falta de prática mesmo.

      Excluir
  23. Ah, gente... estou desde terça tentando acertar... Ontem a noite, consegui. Coloquei e até me esqueci dele. Tanto que coloquei eram umas 18:40 e só fui tirar as oito da manhã, quando tomei banho. O problema é que depois que tirei, não consegui mais acertar! Tentei, tentei mais uma vez, e dói, dói e dói! Aí fico com medo de machucar e desisto. Ah, como tá difícil aprender... Sou persistente, mas tudo tem limite, né... e o medão de ter um ferimento interno? Aff!
    Ah, 'Anônimo', obrigada pela ajuda, mas girar ele lá dentro é i-m-p-o-s-s-í-v-el pra mim... e eu dobro daquele jeito que ele fica como um botão de rosa, sabe? Se eu só dobrar ao meio não entra mas nem rezando!!! Acho que eu sou muito mole...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, fofa, no primeiro ciclo é difícil pegar o jeito de primeira. no meu primeiro pensei que não fosse conseguir tirá-lo, foi um sufoco e pelo visto pra vc foi mais tranquilo. eu tb dobro feito rosa. tem de pegar o jeito de colocá-lo´: com a outra mão, vc afasta os gdes lábios e coloca o cup dobrado na portinha e empurra. vc consegue!

      Excluir
    2. Vanessa, eu tbm comecei a usar agora e ainda tenho algumas dificuldades, mas pra mim o melhor jeito é esse da rosa mesmo. Quando coloco não me preocupo em deixar ele sempre fechado, de maneira que sinto ele abrindo quando tá na metade. Depois vou girando e empurrando até ficar numa posição confortável (sempre mais pra baixo) e pronto!
      Comigo ainda vaza um pouco e eu sinto que faço mais xixi, mas quero persistir até pegar o jeito!
      Boa sorte pra você!

      Excluir
    3. Vanessa, coloca o indicador por dentro para ir ajeitando ele. Na hora de tomar banho é o melhor momento para você ir treinando. Uma dica que dou, é flexionar um pouco os joelhos, ou deixar uma perna mais erguida, e tenta ficar com a musculatura bem relaxada.
      Logo logo você pega o jeito.

      Excluir
    4. Gente, obrigada pelas dicas, mas desisti. Me machucou, não consegui mesmo aderir. Fui numa ginecologista tapada pra ela me ensinar a colocar e a anta falou que nunca viu um coletor, e que se me machuca, não é pra usar. Tô bem decepcionada, já que comprei dois com o intuito de induzir minha mãe a usar também. Eu gastei quase meio tubo de lubrificante, porque além de tudo não consigo colocar sem nada. Mas mesmo assim não deu... Não sei como pode ter tanta mulher dizendo que é a melhor invenção do mundo e tal, tô muito chateada com isso...

      Excluir
    5. Acho que para algumas é a melhor invenção, mas acho que para outras a coisa não funciona mesmo. :(

      Excluir
    6. Estou usando hoje pela primeira vez. Eu senti ele abrir certinho, mas o puxador está me incomodando e sinto uma pressão ou ardência, não sei explicar. Mas não vou desistir tão cedo. Alguém conseguiu resolver este problema? :(

      Excluir
    7. Resolvi cortando o cabinho, e molhando e recolocando até ficar confortável. Agora não vivo sem. Tenho mais dificuldade de por que de tirar, pra fazer sair faz um pouco de força e depois pressiona o fundo do coletor que sai fácil, não precisa do cabo,

      Excluir
  24. Uso coletor menstrual há três anos já. E só tenho a dizer que é fantástico.
    De fato, na primeira vez que usamos é desconfortável pois ainda não temos prática, mas depois, é muito tranquilo. Eu geralmente esqueço que estou menstruada, pois com o coletor não fica cheiro nenhum, não fica aquela umidade toda na calcinha, não tem aquele desconforto interno que os OBs deixam.
    Fiz aulas de natação por dois anos e nunca tive problemas em ir nadar menstruada, nunca vazou nada.
    Meu primeiro coletor foi da marca MeLuna, mas aí perdi ele em uma viagem e quando fui comprar novamente, na época, o site estava fora do ar. Como eu tinha urgência em ter outro, comprei um Miss Cup.
    Assim, como tenho experiência com os dois, posso dizer que, no meu ponto de vista, o MeLuna é muito melhor, pois o silicone é mais macio. Aliás, o MeLuna é mega macio mesmo. Quando eu puder, comprarei de novo.
    Com o MeLuna, eu só senti desconforto na primeira vez que usei, pois não sabia colocar direito, nas outras vezes, eu até esquecia que tinha algo no meu canal vaginal, pois não sentia nada.
    Já no MissCup, o silicone é um pouco mais rígido, o que para mim causa um pequeno - é beeem pouco mesmo - desconforto. Quando eu puder,comprarei outro Meluna. De toda forma, é imensamente melhor usar um MissCup do que um absorvente comum ou absorvente interno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então deve ser esse o meu problema!!! Eu não consigo usar de jeito nenhum, porque me dói demais! Tento, tento, tento e tento, aí quando desisto, continuo com dor, como se tivesse me machucado. Já estou no terceiro ciclo de tentativa sem sucesso. Eu comprei da marca Fleurcup, que é francesa, se eu não me engano. Deve ser porque é duro o silicone!

      Excluir
  25. Tenho 14 anos e sou virgem. Posso usar? Sou super favoravel aos copos coletores e o abiosorvente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do seu tipo de hímen pode romper na hora de tirar o cup...

      Excluir
    2. Já ouvi dizer que não é recomendado para meninas virgens. Existe uma grande chance de romper o seu hímen. E talvez você nem consta colocar.

      Excluir
    3. Eu tenho esse mesmo medo. Tenho 20, ainda sou virgem, e sou pequenininha de tamanho. Meu canal mal cabe um dedo meu sem me machucar. Fico com medo do coletor me causar algum tipo de dor. Não me preocupo com o rompimento do hímen, isso pra mim não tem relevância. Mas fico com medo da pressão, somada às cólicas fortes que eu tenho, fazerem com que eu não possa usar o coletor.
      Também gostaria de saber onde posso encontrar esses coletores.

      Excluir
    4. Gente! Não deixem de se MASTURBAR antes de perder a virgindade! Percam a "virgindade" (o hymen) com vcs mesmas, é a melhor coisa que vcs podem fazer! E dai usem o copinho tranquilamente.

      Excluir
    5. Também sou virgem e estou me aventurando no uso dos Coletores.
      No começo foi um drama, mas agora estou pegando o jeito.
      Meninas que como eu são virgens, olha, não vou iludi-las: As primeiras tentativas são 100% frustrantes. A impressão que dá é que é o negocio não vai entrar jamais, nem com reza braba! Pode doer (para mim doeu). Dá um desespero e uma sensação de que nunca vamos conseguir.
      Só fui conseguir colocar após 10 dias de tentativa, e o mais interessante é que no meu caso, meu hímem sequer se rompeu. Quando vi, ja tinha entrado.
      As dicas que posso dar é: não tentem botar o coletor durante o banho, pois vai tirar sua lubrificação natural, e claro, vai ficar impossivel pôr, e vai doer pra c@##@#@. Cometi esse erro nas primeiras tentativas.
      Próxima dica: tem que colocar numa posição inclinada mais pra baixo, na direção do anus, e não apontado pra cima. Se tentar pra cima não vai entrar nunca...
      Outra dica é: Usem um espelhinho redondo ou pequeno para "espiar"a vagina na hora de colocar, ajuda muuuuito! Ver em detalhes como é sua parte íntima nessas horas é essencial. Tenho 24 anos e confesso que nunca tinha visto minha vagina através de um espelho. Foi uma descoberta fantástica.
      Outra dica importante é: tem que relaxar, encontrar uma posição que te tranquiliza e respirar fundo. Literalmente.
      Foi assim que deu certo comigo.
      Acho que essas dicas não valem só para virgens, mas para todas as mulheres no geral.
      Depois que entra, nem parece que tem algo dentro da gente de tão confortável que é, isso posso garantir.
      Pessoalmente, não vejo problema de meninas virgens usarem coletor. Para mim, virgindade não está no rompimento do himem. No meu caso, tenho experiencia zero em todo tipo de pratica sexual, logo, sou virgem e não deixaria de sê-lo mesmo se meu himem tivesse se rompido
      A minha conclusão é que o coletor menstrual foi a melhor invenção já feita depois da invenção da roda, simples assim! xD
      Abraços e boa sorte a todas com seus coletores :D

      Excluir
    6. Eu também tô nessa F. Não consigo colocar lá dentro. Consigo inserir 1 dedo na vagina mas quando tento o coletor não consigo. Será que deveria tentar "enlarguecer" ela com 2 dedos? Não sei mais o que fazer, acho que meu coletor também é duro e tento a dobra diamante que acho a menor mas ainda assim ta muito difícil. Não entra!!!!!

      Excluir
  26. Olá! Adorei a ideia e estou pensando em comprar e ver se adapto, porém, fiquei com uma dúvida que talvez vc me esclareça... dá para dormir com ele? Nao sai do lugar? Nao vaza?

    ResponderExcluir
  27. Juliana, não vaza de maneira alguma!

    ResponderExcluir
  28. Vanessa, qdo fui comprar procurei um cup que parecesse mais molezinho, sem rebarba que pudesse arranhar. comprei o Mooncup que é perfeito! fica a dica!

    ResponderExcluir
  29. Gente, eu estava super ansiosa para usar meu coletor. Pela primeira vez, quis que a menstruação chegasse logo só pra eu experimentar. rsrsrs Mas confesso que fiquei um pouco frustrada pois estou tendo dificuldades para colocá-lo, só que ainda estou no segundo dia de uso e vou persistir mais um pouco já que sou mto a favor da ideia por vários motivos. Bem, eu estou meio em dúvida qnto a altura que devo deixar ele. Acho que estava deixando mto baixo e vazou. Agora estou subindo um pouco mais ele e, dessa ultima vez, senti uma pressão um pouco maior, mas não sei ainda se vai funcionar. Sempre penso: "acho que dessa vez coloquei certo" ai qnd vou ver, vazou. :(
    Se alguém tiver uma dica ou sugestão, agradeço.
    bjs e persistência pra quem pensar em desistir. Espero conseguir me adaptar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo sistema de coleta menstrual está sujeito a algum vazamento eventualmente. Mas o coletor vaza bem pouco, não mais que os demais... Eu não sinto nada. Tem uma coisa que ninguém comentou que é a musculatura do períneo. Ela deve relaxar para inserir e retirar o coletor mas também deve ter tônus para mantê-lo no local. As praticantes de balé, pilates e yoga devem ter mais facilidades nestes quesito, mas outras mulheres que não manejam bem o períneo podem ter mais dificuldades, vazamentos e incômodos...

      Excluir
  30. Respostas
    1. acho que pra virgem usar é meio complicado, hein, afinal o copinho escorrega pro fundo do canal nos primeiros dias do ciclo menstrual.

      Excluir
  31. Peço autorização as autoras do blog, para divulgar que vendo Coletor da Meluna, interessadas fazer contato por email: laneduque@yahoo.com.br. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá, pessoal!
    Fiquei fascinada com o coletor e, assim que me informei um pouco e percebi que seria uma grande vantagem para todo mundo (eu e o planeta) adquiri o meu. Mas, na primeira vez que usei, dormi com ele (os fabricantes dizem que vc pode dormir com ele sem problemas) e ele entrou/subiu, de forma que eu tive que ir ao hospital para retirá-lo. Não houve meios de eu conseguir tirar o coletor. Fiquei meio traumatizada com a experiência e ainda estou criando coragem para testar novamente... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem modelo com anel, vc amarra um barbante pra poder puxar, se quiser. Igual ob!

      Excluir
  33. Eu comprei o da InCiclo, depois de ler muitas maravilhas a respeito. Mas, na primeira vez em que fui usar, depois de algumas horas eu fui retirar e ele não estava mais lá! Subiu muito além de onde eu havia colocado. O resultado foi que eu tive que ir ao hospital para retirá-lo, pois não houve meios de retirá-lo sozinho. Isso porque eu nem cortei o cabinho. Fiquei meio traumatizada e estou criando coragem para tentar novamente... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, querida, nos primeiros dias fica mais fácil de colocá-lo, afinal tá tudo umedecido de sangue, desliza facinho. Reparei tb que o copinho sobe mais, tem de colocar os dedos mais profundamente pra conseguir pegá-lo.
      Você coloca tipo o indicador e polegar para pegá-lo no canal? (qdo eu não tinha coragem de colocar os dedos pra puxar, sofria horrores pra tirar, mas depois que aprendi, ficou fácil. Acredito que o copinho não passe a partir de certo ponto no canal. Talvez vc não tenha colocado os dedos mais no fundo!) Mas tenta de novo, sim! eu já quase desisti tb por causa de não saber tirar. hoje em dia, adoro o copinho, demais!

      Excluir
    2. Hoje foi meu segundo dia de uso e qdo acordei pra tirar não conseguia. Li em algum lugar pra aguardar 30 min dps de levantar pela manhã e então consegui tirar. Mas não foi nada fácil. Durante o sono eu uso absorvente normal e durante o dia uso o coletor pq ele não sobre tanto.

      Excluir
  34. A minha preocupação é que sinto bastante cólica,tenho medo de que o desconforto seja maior ainda......HELPP

    ResponderExcluir
  35. qdo eu usava o OB eu sentia muita dor, era tirar e parar. sinto mal-estar, um pouco de cólica, mas nada a ver com o copinho. provavel/te as cólicas continuarão na mesma. o que temos de fazer são exercícios físicos, pq inibem as cólicas. vai firme pq o cup é o máximo!

    ResponderExcluir
  36. Gente pergunta: alguém ai tem muita infecção urinária e usa o coletor? Diminui um pouco o número de infecções? Aumenta? Alguém pode me ajudar com essa duvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, infecção urinária tem a ver com o seu aparelho urinário, sua uretra, e não com a vagina. Você tem que investigar junto ao seu médico ad causas da sua infecção, mas provavelmente não tem nada a ver com a sua menstruação. Abraço.

      Excluir
    2. Deve diminuir, pois evita o abafamento do plástico provocado pelo absorvente comum, é mais higiênico... Mesmo uretra sendo um canal e vagina sendo outro, menos sangue em contato com o ar = menos bactérias ruins na região

      Excluir
    3. Coma cranberry seca! Pelo menos umas 8 frutinhas por dia, vc nunca mais vai ter infecção! Ela tem uma substância que impede a fixação das bactérias.

      Excluir
  37. Eu uso o coletor há quatro anos e amo demais! Cada menstruação fico mais feliz por ter feito essa escolha! Primeiro pq sofria mto com os absorventes devido a alergia, segundo pq é bem mais higiênicos, mais fáceis e confortáveis!
    Lendo vi os relatos da dor ao retira-lo, eu nunca tive dor pq desde o primeiro dia, eu faço assim para retirar: aperto um pouco na base dele ( a parte que fica pertinho do cainho, mas que já começa a parte do coletor) aperte e aí puxe... Assim vc tira o ar que está no coletor

    ResponderExcluir
  38. gente eu tenho 12 anos eu posso usar o miss cup ?

    ResponderExcluir
  39. Gente hoje estou usando o meu pela 1º vez e ja acertei o encaixe de primeira! que maravilha não precisar usar absorvente nos 40º celsius que fazem aqui,sem assaduras desconfortos e mal cheiro......amei!!!

    ResponderExcluir
  40. Virgens podem usar sim!!

    O recomendado é o tamanho P

    ResponderExcluir
  41. Oi, uma amiga usou um e me indicou. Aí eu fiquei super receosa no começo, então procurei relatos na internet. Depois de ler o seu post, onde vc conta que não conseguiu direito da primeira vez mas tentou de novo e deu certo, eu resolvi então tentar também! Por enquanto tem sido uma boa experiência, melhor ainda para mim, que tenho alergia ao produto "absorvente" em si - desde nenê nunca pude nem usar fralda descartável, é um verdadeiro tormento todo mês usar absorvente e ficar toda empipocada e coçando na região. Viva os copos coletores!

    ResponderExcluir
  42. Gente sou virgem e gostaria de saber se posso usar, tenho 15 anos e odeio os absorventes normais, nunca tentei um interno por medo de sei lá... Mas por favor me respondam virgem pode usar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez essa seja uma boa saída para o seu caso, mas não sei se vai querer arriscar: "Se você for virgem, pode ser que a abertura da vagina, e mais especificamente, o pedacinho de pele chamado hímen, não seja tão fácil de abrir para acomodar o coletor. Se esse for o caso, você pode alargar o canal vaginal durante uma semana, mais ou menos, usando seus dedos. Comece com um ou dois e aumente para três, conforme seu corpo permitir. Pode ajudar olhar para diagramas da anatomia feminina e explorar seu corpo. Tente dobrar o coletor de várias maneiras, pois isso faz com que as paredes se tornem mais maleáveis, facilitando a inserção. Tente inserir o coletor aos poucos, para que não machuque e se doer, tente relaxar. Você sempre pode parar e tentar novamente mais tarde. Enquanto estiver removendo-o, lembre-se de relaxar novamente e manter-se paciente. Seja gentil, para que você não rompa o hímen." FONTE: http://pt.wikihow.com/Usar-um-Coletor-Menstrual

      Excluir
  43. Meninas uma notícia boa. Sempre tive vontade de comprar, mas achava meio carinho esse coletor. Mas descobri no site da China www.aliexpress.com que é bem mais barato. Paguei U$ 5 no meu coletor. É uma pena ser tão caro no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você já usou esse que comprou da china? teve algum problema? o material causou alergia ou desconforto? o desempenho dele é bom? deixa vazar alguma coisa?

      Excluir
  44. Oi meninas assim como a Carolina descobri que no aliexpress tem os coletores e comprei la e gostei muito vale muito a pena e e bem mais barato comprei este aqui do link que estou postando ..... http://www.aliexpress.com/item/1pcs-Feminine-hygiene-products-vagina-care-lady-menstrual-cup-alternative-tampons-medical-silicone-cups-Safety-lady/2041032326.html...

    ResponderExcluir
  45. Comprei e não consegui colocar...Dói muito e não entra de jeito nenhum, O que fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo a mesma coisa. Alguém teve muita dificuldade no começo e se acertou depois?

      Excluir
  46. A musculatura da sua vagina pode estar fraca, ou você pode estar tensa e numa posição desfavorável. Na internet, tem várias posições, mas é legal você identificar se não é musculatura fraca, para isso, basta alguns movimentos do pompar, como sucção no dedo.

    ResponderExcluir
  47. Eu não consegui colocar...Dói muito e não entra. Qual seria a melhor posição? Tentei agachada, perna erguida, mas não entrou....

    ResponderExcluir
  48. Anonimo, como é feito esse movimentos do pompar, como sucção no dedo?????

    ResponderExcluir
  49. Ola, você cortou o cabinho todo? E pra colocar e tirar depois de cortado não foi difícil não? Tenho medo de cortar e ele entrar todo pra dentro e não conseguir tirar depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia, ótima pergunta. Eu comecei mês passado (atrasada, eu sei), e cortei o cabinho, e nem foi inteiro. O negócio entrou lá dentro e não queria sair e eu já tava entrando em pânico. Foi bem desconfortável e agora eu vou comprar outro coletor pra tentar.

      Excluir
    2. Eu cortei metade e continua me incomodando. Acho que não coloquei o suficiente só que não consigo comolar mais porque ele desdobra e se prende, então não vai. Só que não vou cortar tudo porque sei que não vou conseguir tirar.

      Excluir
  50. Posso dormir mesmo com ele? Ele não vai entrar todo lá pra dentro durante a noite não?

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Eu tenho que colocar ele todo? Porque quando eu coloco eu ainda sinto o caminho pra fora. Mesmo depois de cortar. E mesmo quando eu coloco mais fundo ele vai descendo aos poucos ate o cabinho começar a me incomodar de novo. Help

    ResponderExcluir
  53. Flavia Simas, dá medo né.... d e não conseguir tirar....
    Eu não estou usando, achei muito desconfortável para colocar.......nem consegui colocar

    ResponderExcluir
  54. O cabo deve ficar todo pra dentro? Não consigo colocar ele todo e da medo de não conseguir tirar depois...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele deve ficar tipo na "pontinha" da vagina, bem próximo da parte externa.

      Excluir
  55. Tenho a mesma duvida que a Lucia, o cabinho fica pra dentro ou pra fora?
    Estou usando pela primeira vez e não sei se coloquei direito....coloquei e tirei varias vezws, mas ele abre logo que introduzo, entao o cabinho fica metade pra foram
    Alguns sites dizem pra rodar a fim de confirmar se esta bem colocado, mas nao consegui rodar nenhuma vez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, a pontinha do meu fica bem na pontinha, quase para for, mas quando contraio a musculatura ele esconde, rs. Acha essa pontinha comprida estranha, o meu tem uma bolinha só é já vi uns com anel. Não pode ficar pra fora, tipo estou de pé e a pontinha tá ali à vista. Sobre rodar o meu também não roda muito fácil, eu dou uma puxadinha bem de leve pra fora e uma empuradinha pra sentir Se fez o vácuo e se encaixou e claro se está abertinho bem curtinho. Quando sinto que ele abriu antes de estar bem encaixado eu empurro um pouco mas sempre meio que rosqueando, senão não rola né. Se não rolar assim, pode tentar introduzir o indicador junto com o cup mantendo ele dobradinho até o lugar certo. Foi o que fiz nas primeiras vezes, depois ele parece que começou a abrir já no lugar certinho.

      Excluir
  56. Estou usando um coletor menstrual pela primeira vez. Tenho fluxo bem intenso, especialmente no segundo dia. Vi que a média de esvaziamento do copo é de 2 a 4 vezes, mas no segundo dia do meu fluxo eu tive que esvaziar 8 vezes, sem exagero... Se você deixa passar da quantidade de horas necessárias devido ao seu fluxo, ele vaza. Fora isso, não é para vazar não. Ainda não tenho muita prática, mas ainda assim, estou gostando bastante. É bem limpo e, quando retirado da vagina, não tem cheiro NENHUM. Gosto muito da ideia de não poluir o meio ambiente, além da economia.

    ResponderExcluir
  57. gente eu tenho vontade de ter um mas eu nao consigo falar com a minha mae sobre isso afinal a miha mae eh daquelas nem colocam um ob por que nao tem coragem, ta alguem tem alguma dica para eu falar que quero encomendar um e alguem sabe onde eu compro em uma loja fisica aqui em sao jose dos campos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também procurei em loja física mas não achei. Acabei comprando pela Internet mesm, pelo site da MeLuna. Chegou rapidíssimo e a Alessandra foi extremamente atenciosa. Chegou num envelope, super discreto, paguei pelo pagseguro. Escolhi o Meluna por ter várias opções de tamanho e parecer ser mais molinho, tem até a opção soft.

      Excluir
  58. Eu fico com medo de não conseguir tirar esse troço, de não dar certo quando for puxar de volta...

    ResponderExcluir
  59. Vi muitas meninas virgens e meninas de porte menor preocupadas com o tamanho, parece enorme memso mas nem é viu. Pesquisei muito antes de comprar o meu, e encontrei algumas marcas que além do clássico a e b, mulher que já teve filho ou não, vida sexual ativa ou não, fluxo forte ou fraco, oferece diversos outros tamanhos. Optei pelo meluna, pois tinha mais tamanhos, parecia mais macio e o melhor, tem várias cores e tipos. Estou adorando e super recomendo. Lá tem até PP e Gg.

    ResponderExcluir
  60. Que bizarro isso, pqp. Bizarro e nojento.. Caralho!! Um copinho com sangue de Chico, esvaziar e enfiar novamente lá dentro. Dá não, desculpe... Existe outras maneiras de evitar poluição. Querer economizar em modess não dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito pessoal. Para mim, não vejo nada nojento em sangue de menstruação pingando num copinho. Para mim nojento é o sangue se decompondo fora do corpo em um absorvente. Naturalmente, é feito a higienização do copinho após esvaziá-lo e após o fim da menstruação, o copinho deve ser fervido e higienizado.
      Sobre a poluição, isso é uma das vantagens, mas não irei usar o coletor só por isso, mas por que odeio, odeio, odeio ter que usar absorvente externo. A impressão que eu tenho é que estou usando uma fralda, fora que na hora de fazer xixi é aquela lambança toda de sangue pingando e escorrendo. Extremamente irritante e incômodo.
      Com o coletor, voce tem a sensação de que está sem usar nada, voce esquece que está menstruada, quando faz xixi, nada de sangue saindo junto.
      Com o coletor, apenas joga o sangue fora, lava e ta novo. Simples assim.

      Excluir
  61. Oi, gente! Eu comprei o meu e ontem à noite coloquei o inciclo. A minha vendedora disse que tinha cortado o cabinho dela e cortei o meu também... hoje de manhã foi um parto para tirar e quase entrei em pânico porque ele estava supeeeer lá para dentro! Não tem como colocar os dois dedos no canal para retirar, é muito apertado!!!! O resultado foi que usei um pouco de papel para puxar a ponta, assim consegui que o dedo não deslizasse e tirei, mas doeu bastante por causa do vácuo. Acredito que por mais que não tivesse cortado o cabo ia doer igual. O segredo não seria puxar ele bem para frente e na hora de tirar apertar para sair o ar? Já lavei e coloquei de volta, agora vou tentar a segunda vez! Fora esta dificuldade em retirar foi tranquilíssimo, é meio incomodo na hora de tirar, mas é importante estar relaxada para que não se fique contraída e doa mais.... Usei para dormir e não senti nada!!! :)
    Tomara que logo seja fácil de retirar! Me sinto feliz com o primeiro absorvente poupado do lixo.
    Vamos torcer!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,você se achou uma forma de retirá-lo com mais facilidade? Estou com dificuldades também, só não entrei em pânico porque sou tranquila, mas foi muito difícil...

      Excluir
  62. Pode ser utilizado a noite, para dormir?

    ResponderExcluir
  63. Estou no terceiro ciclo usando e ele é perfeito! Eu tinha muitos problemas de alergia e não tenho mais. Fora aquele cheiro horrível que não existe tbm.

    Pode sim dormir com ele. Se vc dorme muito (ou costuma sangrar mais a noite) é só comprar um copo maior ou esvaziar durante a noite ( equivale ao mesmo de trocar o absorvente a noite)

    Recomendo demais! Tenho dois MeLunas e recomendo a marca! (Nunca usei outras)

    ResponderExcluir
  64. É pra quem tem medo de botar o dedo lá dentro: gente, homem enfia o p**** com tudo lá/dedos e não dá em nada... Vcs vão estar fazendo com cuidado e se descobrindo! Fiquem tranquilas

    ResponderExcluir
  65. Hoje fiz meu primeiro uso do meu inciclo, e como a Carol, tive muita dificuldade na hora de retirar. Alguém com alguma sugestão pra tornar isso mais fácil? Obrigada.

    ResponderExcluir
  66. Hoje fiz meu primeiro uso do meu inciclo, e como a Carol, tive muita dificuldade na hora de retirar. Alguém com alguma sugestão pra tornar isso mais fácil? Obrigada.

    ResponderExcluir
  67. O meu chegou hoje e testei mesmo sem estar menstruada. Li boa parte dos comentários e as meninas que não conseguem inserir direito, parede que não seguiram bem as instruções do manual.

    Sim, o coletor é menor que meu canal vaginal, mesmo dobrado em U, conforme orientação do manual. Mas também segundo ele, devemos inclinar um pouco o coletor ao começar a inserir, de forma que a parte debaixo do U que vai entrar primeiro.

    Segurando ele assim, dobrado em U, dá pra inserir ele fechado até a altura dos dedos.

    Tentar girar ele é somente pra que ele abra. Quando ele fica na posição certa e cria o vácuo, fica mais difícil mexer.

    Quando for retirar, use as duas mãos. Com uma você insere o indicador pela lateral do canal vaginal, pressiona para dentro o coletor de forma que ele rompe o vácuo, enquanto isso você puxa pela pontinha com coma outra mão, usando o indicador e o polegar.

    Como o copinho sai sem estar dobrado, pode mesmo sentir um desconforto pequeno ao retirar, mas é silicone. É maleável e não machuca.

    O cabinho me incomodou também, por isso cortei na altura recomendada pelo manual. Se inserir o coletor em U, fazendo ele se abrir e fixar na altura certa, o resto do cabinho fica a 1 centímetro da saída do canal e não dá pra sentir nada.

    Pra ter certeza que ficou bem encaixado e não vai vazar, antes de vestir a calcinha e ser feliz, dá uma puxado na no coletor pra baixo. Se ele estiver prendendo (criou vácuo), tudo certo, não tem como o sangue sair pelas laterais.

    ResponderExcluir
  68. Pergunta:

    Pelo fato de fazer pressão nas paredes vaginais para poder ficar no lugar, não pode acabar alargando o canal vaginal no local onde é colocado e a longo prazo alargar todo o canal vaginal até não sobrar mais onde o coletor ficar preso...?

    ResponderExcluir
  69. Pergunta:

    Pelo fato de fazer pressão nas paredes vaginais para poder ficar no lugar, não pode acabar alargando o canal vaginal no local onde é colocado e a longo prazo alargar todo o canal vaginal até não sobrar mais onde o coletor ficar preso...?

    ResponderExcluir
  70. Olá, tenho treze anos e (óbvio kkkkk)sou virgem, então, gostaria de saber se, tipo, tem algum problema, ou se vai sei lá, romper meu hímen ou algo assim kkkkk. Pq participo de competições de natação e já da para imaginar como é quando estou menstruada ne? Achei a ideia muito interessante, mas estou com essa dúvida. E aí?

    ResponderExcluir
  71. Gente, eu coloco o coletor mas ele não abre! Não desdobra... eu tentei de todo jeito, e relaxei bastante, tentei vários tipos de dobra,fiquei passando o dedo em volta pra tentar desdobrar, mas parece que não tem espaço pra ele abrir lá dentro! E ele vai não vai mais fundo... Não sei o que eu faço, queria muito que desse certo :(

    ResponderExcluir
  72. Estou muito querendo usar mas queria tirar uma dúvida primeiro! Sou virgem , posso usar isso ? Estou com medo de ficar muito incomodada com ele.

    ResponderExcluir
  73. Natalia, estou usando o coletor mas tenho sentido cólicas após a colocação, será que ele esta grande demais? Desde já, obrigada pelas contribuições.

    ResponderExcluir
  74. Somos uma loja virtual que vende produtos que tenham alguma relação com a sustentabilidade, e o coletor menstrual não poderia ficar de fora. É uma opção prática, econômica e sustentável para as mulheres! O coletor está disponível em http://ecohospedagem.lojaintegrada.com.br/coletor-menstrual-inciclo

    ResponderExcluir
  75. Quem tem DIU pode usar?

    ResponderExcluir
  76. Oi Natália, o meu coletor é da marca inciclo, eu nem sabia que tinha outras, mas em fim, o seu tem uns furinhos perto da borda? eu acho estranho. Só usei uma vez, e vazou bastante, coloquei e recoloquei, dei uma volta completa como pede no manual, então fiquei me perguntando se não vaza pelos furinhos, porque vazou principalmente a noite.

    ResponderExcluir
  77. Usei pela primeira vez hoje e foi super tranquilo para colocar. Me surpreendi! mas tive uma dificuldade assustadora para tirar. Fiquei receosa e quase em pânico. Preciso de mais dicas de como retirar.

    ResponderExcluir
  78. Bom dia gente. Meu coletor é da Inciclo. Fiz o teste hoje, para entrar foi tranquilo, porém achei q o cabinho ficou muuuuito lá dentro tipo achei que iria subir até imaginei uma cena indo ao hospital para retirar. Enfim, enfiei o dedo e retirei. A hipótese do coletor ficar lá dentro foi tão grande que minha pressão baixou. Tive sensação de desmaio e não o introduzir novamente. Confesso que tive medo de não conseguir retirar . Vi alguns comentários que a pontinha fica mais pra fora e etc mas nessa primeira tentativa minha ficou bem lá dentro. Ainda sem coragem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane, comigo aconteceu o mesmo, com o adicional de que ele realmente entrou e eu tive que ir ao hospital para retirar. Não foi nenhum grande problema, a médica disse que estava colocado corretamente e tal, mas eu não arrisquei com o da Inciclo novamente. Comprei o MeLuna, no modelo que tem um anel na parte inferior. Menina, foi a melhor coisa! Não tem como ele se perder lá dentro. Vc passa o dedo pelo anel, ou segura com o polegar e o indicador, e puxa! É fantástico! Super recomendo!!!!!

      Excluir
  79. Olá! :) Visitem o nosso site e obtenham mais informações à respeito do coletor mentrual holycup! A holy cup! oferece 3 tamanhos em diferentes maleabilidades para se ajustar melhor a sua necessidade evitando riscos de vazamento e garantindo conforto. Tecnologia e qualidade alemã feito para as brasileiras. Mais informações visite www.holycup.com.br Estamos sempre à disposição para tirar suas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!! Legal saber que tem mais marcas! Mas posso dar uma sugestão? Invistam em um modelo com anel na parte inferior. É muito mais prático para retirar sendo que, para algumas mulheres (como eu), é o único que dá para retirar... rsrsrs
      Abraços!

      Excluir
  80. Tem algum tamanho para virgens, que fique abaixo do hímen?

    ResponderExcluir
  81. Gente comprei meu coletor nesse meu último ciclo e confesso que me apaixonei. Nem senti que estava mestruada! Kk nas primeiras horas achei estranho e ficava o tempo todo pensando se ia vazar! Mais não!
    Só o fato de ir ao banheiro,tomar banho fazer o num.2 sem sujar nada de sangue já é um alegria enorme. Passei pra avisar que para aquelas que ainda não compraram dêem uma olhada no site do Aliexpress encontrei lá do mesmo!!!! Por um precinho que patece mentira 7,00. Posso dizer que comprei usei e aprovei....

    ResponderExcluir
  82. Gente comprei meu coletor nesse meu último ciclo e confesso que me apaixonei. Nem senti que estava mestruada! Kk nas primeiras horas achei estranho e ficava o tempo todo pensando se ia vazar! Mais não!
    Só o fato de ir ao banheiro,tomar banho fazer o num.2 sem sujar nada de sangue já é um alegria enorme. Passei pra avisar que para aquelas que ainda não compraram dêem uma olhada no site do Aliexpress encontrei lá do mesmo!!!! Por um precinho que patece mentira 7,00. Posso dizer que comprei usei e aprovei....

    ResponderExcluir
  83. Oi meninas! Estou com um probleminha espero que alguém possa me ajudar.Tenho 28 anos, nunca tive filhos e usei o mooncup B por 2 dias só parei pq o meu fluxo acabou.
    Uma pergunta. Quando vi que realmente doeu na hora que eu tentei tirar o coletor sem tirar o vácuo eu tentei fazer xixi. Porém o xixi entrou no copinho. O que vcs acham? Estou colocando no lugar errado? Fiquei bastante preocupada :/

    ResponderExcluir