quinta-feira, 18 de outubro de 2012

De mulher para mulher, Machista


Essa semana mais uma propaganda da Marisa foi veiculada e pela terceira vez seguida, estamos diante de uma bela demonstração de preconceito. Só para variar, afinal isso quase nem acontece na publicidade, não é? O que realmente causa algum espanto é que uma empresa cujo slogan é "de mulher para mulher" seja machista. Aliás, já li algumas pessoas na rede satirizarem o slogan da Marisa: "De mulher para mulher, Machista". De fato, eu não poderia concordar mais. Vamos relembrar as campanhas que nos fizeram repudiar a marca, mas antes do almoço que é para não acabar botando tudo para fora, beleza?

Primeiro rolou aquela propaganda de lingerie super bacana (só que jamais), mostrando "estatísticas" sobre como está difícil conseguir homem na praça. 





A premissa é: Mulheres (hetero, claro, porque para a Marisa, lésbicas não existem) passem a competir entre si por um belíssimo exemplar de macho viril. Para a Marisa, homem só vale à pena se seguir à risca aqueles velhos estereótipos de gênero. Homem não pode gostar de bichinhos, morar com os pais, ter medo de barata... enfim. O horror, o horror. Vê se pode, homem que é homem não faz esse tipo de coisa, não é? Ai, Marisa... Que belo desserviço você faz à todas as mulheres e aos homens sugerindo esses padrões de comportamento, que só oprimem à todxs. Aqui podemos ver uma ótima palestra de Tony Porter sobre como a sociedade cria os meninos para odiar mulheres e sobre como colocamos em todos, inclusive nos homens, as algemas do patriarcado.

Antes fosse só isso... mas não foi! Começaram as críticas a essa propaganda nas redes e a agência que cometeu essa atrocidade resolveu ATACAR as consumidoras. Sim, queridos. Veja o print com seus próprios olhinhos nesse post. A rede Marisa, em sua página no Facebook, dizia ouvir as reclamações e agradecia as críticas, mas nada foi feito, a propaganda continuou sendo exibida e a agência seguiu cometendo erros inacreditáveis nas campanhas da Marisa. Porém, não vou crucificar a agência, uma vez que é o cliente que tem a palavra final. 

Pouco tempo depois, tivemos outra ótima surpresa. A Marisa achou que seria uma excelente idéia inverter os papéis de gênero, botando mulheres para assediar homens. OPA, assediar, não! Elogiar! 





Para a Marisa, assédio de rua é elogio. Veja, sabe quando um homem desconhecido aborda você na rua te chamando de gostosa, dizendo o que faria com você na cama, objetificando, desrespeitando? Pois bem, isso tudo é um grande elogio, aparentemente deveríamos ser submissas e agradecer. Mano, que ano é hoje? Marisa, acho que está faltando uma informação: os anos 50 já se foram há uns 60 anos! 

Agora, na campanha mais recente, que tal uma boa dose de gordofobia? Propaganda meramente machista é coisa do passado, a onda agora é estimular um transtorno alimentar. Sim, porque no verão só as magras são felizes. Não venham usar o argumento "saúde" por favor, porque NADA nesse comercial indica que o motivo da dieta da moça seja esse. Especialmente pelo final da propaganda quando a macharada toda olha para a mulher como se ela fosse um pedaço de carne. 



Me desculpe se não elogio a grande criatividade dessa propaganda, mas é que o R7 já fez coisa bem similar há pouquíssimo tempo, com a manchete "elas não estão preparadas para o verão". Essa idéia não é exatamente original, entende? Todo mundo já se cansou de ouvir essa babaquice. Inclusive recomendo fortemente a página de humor do Facebook que satiriza essa notícia, a "Projeto Verão 2013"

Imagem da página "Projeto Verão" no Facebook

São tantos os problemas dessa propaganda que fica difícil começar a listar. Primeiro, a perpetuação de um padrão de beleza gordofóbico. Magreza não é sinônimo de saúde, assim como obesidade não é sinônimo de doença. Algumas pesquisas bem recentes apontam que o obeso ativo é uma pessoa saudável. Pior ainda, atrelar a felicidade à manutenção da magreza. GENTE.

Depois, a própria idéia de que comer alimentos saudáveis é um sacrifício é contraproducente no sentido de garantir qualidade de alimentação, pois somos sempre estimulados a comer fora de hora, alimentos industrializados, altamente calóricos, fast food e etc.

E por fim, aquilo que me parece ser o mais grave de tudo: Retirar de nós o direito de ir e vir livremente. Como se o fato de não estar perfeitamente dentro de um padrão de beleza racista e gordofóbico fosse determinante para que não exista o direito de utilizar o espaço público. E sabe porque isso é tão ruim? Porque tem muita gente por aí que realmente pensa assim, a Carol Marques pontuou muito bem:



Lugar onde eram preparadas as
refeições para funcionários de oficina
de confecção da Marisa
Já comprei roupas na Marisa e acho que a qualidade é bem abaixo da média. Além disso, não sei se todos estão a par, mas a empresa já foi denunciada por ligação com o trabalho análogo ao trabalho escravo (com indícios de tráfico de pessoas) em algumas de suas oficinas de produção. Ao menos é o que informa essa notícia aqui. Foi realizado um acordo em 2007, chamado TAC, Termo de Ajustamento de Conduta. Contudo, recentemente, doída pelo dano que fez à própria imagem, a Marisa recebeu uma punição pela contestação que fez sobre a legalidade da Lista suja do Ministério do Trabalho . Falando muito claramente: A "lista suja" só prejudica o empregador. E é claro que no caso da Marisa, o empregador é uma grande rede de confecção. É quase uma carteirada, sabe? "Quem é o Ministério do Trabalho para decidir proceder de forma a prejudicar grandes empresas em prol de condições de trabalho justas para os funcionários?". Eu é que nunca mais vou de Marisa. Não quero nem de graça.

Então, recapitulando, machista, heteronormativa, gordofóbica e exploradora. O que mais está faltando, Marisa?

39 comentários:

  1. Touché!!! Perfeitoooooo!!!! Texto digno de palmas (plaft, plaft, plaft)!!! Já não comprava roupas na Marisa, agora então, vish!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou de enxergar pêlo em ovo nem refletir sobre o impacto social de cada comercial que vejo não, mas esse comercial da Marisa (o primeiro listado, nunca vi os outros dois na tv) foi o segundo mais machista a me chocar na vida. Do tipo de eu não acreditar no que eu tava vendo. Não só as ridículas estatísticas inventadas, mas principalmente o fato de, pelo comercial, o objetivo principal na vida da mulher é achar um homem, e ela se veste com essa intenção apenas, laçar um macho. Argh.
    Mas ainda não ganha do comercial da Skol em que as mulheres são sexualmente abusadas por um homem invisível na praia e em um vestiário. Fiquei em estado de choque ali.

    ResponderExcluir
  3. texto muito bom. vc fez um apanhado das m***** todas que essa lojinha fez.

    queria saber por que nutricionistas e nem nutrólogos falaram nada (ou falaram e eu não sei onde?). porque qualquer profissional de saúde competente sabe que comer só folhas e morrer de fome é totalmente doente e faz a pessoa ficar fraca e doente. perder peso na balança quase nunca tem a ver com perder gordura. perde-se primeiro água, depois músculos e, só depois, alguma gordura. ou seja, comer pouco, morrer na esteira e perder peso significa ficar desnutrida e cobrando seu corpo num estado de alerta que só fara o metabolismo ficar lerdo. um nutrólogo muito bom falando (no início): http://tvbrasil.ebc.com.br/semcensura/episodio/terezinha-guilhermina#media-youtube-1 inclusive ele fala por que o ronaldinho não vai emagrecer. quer dizer, até vai. depois é que eu quero ver.

    perder peso é DIFERENTE de emagrecer (que, teoricamente, seria perder gordura). e, pra que o metabolismo não fique todo cagado, a pessoa tem que COMER. comer e se mexer. qualquer pessoa que frequente academia sabe que lá dentro existem mil biotipos, gente maior, menor e, só pelo fato de estarem ali, já estão fazendo muitas coisas pela própria saúde. a balança ali é a última coisa que conta.

    marisa tá pregando distúrbios alimentares como se fossem coisas boas e desejáveis. se vc reparar, não existe fonte de proteína, nada de carboidrato bom... as meninas menos informadas e mais desesperadas pra entrar no padrão magro vão achar que é só comer folha que tudo bem. não tá tudo bem e nunca vi um comercial fazer um desserviço tão grande pregando doença e fraqueza pras suas consumidoras.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi agora a reportagem do R7 sobre "Elas não estão preparadas para o verão" e o que me deu vontade foi de pedir uma foto d@ colunista na praia, porque, sério, quero muito saber que criatura padronizada é essa que está acima das celulites e estrias encontráveis em qualquer ser humano.

    ResponderExcluir
  5. "Magreza não é sinônimo de saúde, assim como obesidade não é sinônimo de doença. Algumas pesquisas bem recentes apontam que o obeso ativo é uma pessoa saudável"

    É mentira isso, é uma má interpretação do estudo em questão. Pegando um link de uma fonte confiável (http://www.sciencedaily.com/releases/2012/09/120904193052.htm), nós vemos isto:

    "It is well known that obesity is linked to a large number of chronic disease such as cardiovascular problems and cancer. However, there appears to be a sub-set of obese people who seem to be protected from obesity-related metabolic complications, they may have greater cardio-respiratory fitness than other obese individuals, but, until now, it was not known the extent to which these metabolically healthy but obese people are at lower risk of diseases or premature death."

    Ou seja, se você é gordo ou obeso MAS "don't suffer from conditions such as insulin resistance, diabetes and high cholesterol or blood pressure -- and who have a higher level of fitness" aí, então, você fica bem. Fora isso, pode ter certeza que você está mais perto da morte.

    "Our study suggests that metabolically healthy but obese people have a better fitness level than the rest of obese individuals. Based on the data that our group and others have collected over years, we believe that getting more exercise broadly and positively influences major body systems and organs and consequently contributes to make someone metabolically healthier, including obese people. In our study, we measure fitness, which is largely influenced by exercise," said Dr Ortega.

    Ou seja, não dá pra ficar sem se exercitar, seja você gordo ou não. E, quando você se exercita, costuma emagrecer, aí entra numa cadeia sem fim. Mas o importante é estar ativo e em forma, mesmo com kg a mais. Se você não consegue subir um lance de escadas sem ficar bufando, pode começar a se preocupar com a saúde. Ou já começa a economizar pro caixão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu peso é o ideal, eu faço exercícios físicos e quando subo escadas fico bufando.

      Não sou gorda, na verdade, tô longe de ser gorda, mas isso acontece comigo. E aí? Isso acontece por múltiplos fatores como a genética, alimentação e até mesmos problemas respiratórios.

      Ser gordo ou magro não define saúde, ser gordo ou magro depende de diversos fatores, como metabolismo, genética, hormônios (e dependendo de como isso variar, é esse o problema de saúde e não a magreza ou a gordura).

      Um magro que só come fast food e um gordo que só come fast food tão fodido a mesma coisa!

      Acho impressionante como as pessoas tem mania de querer deixar claro que ser gordo é sempre um problema, isso é perseguição e preconceito e desrespeita a pluralidade de corpos e pessoas que existe no mundo, ignora que cada organismo é diferente do outro. E a perseguição continua mesmo sabendo que existem gordos saudáveis.

      E aqui: há pessoas gordas que mesmo fazendo exercício físico não emagrecem o suficiente para o padrão de beleza dizer "oi, vc tá normal". Porque isso depende do ORGANISMO DA PESSOA.

      Excluir
    2. Pessoa anônima... te amo! MUAH!

      Segredinho: A saúde das pessoas depende de............ PREPAREM-SE......... o quão saudável uma pessoa é! :D
      Ou seja, se está tudo funcionando bem no corpitcho, beleza!

      Nem peso, nem tamanho definem saúde... isso é o maior lixo que já plantaram no seu cérebro de robozinho de academia... tem muito magro que é magro porque é magro e pode comer salgadinho com polenta e coca-cola o dia inteiro no sofá... saudável? :D
      Assim como muita gente é chamada de gorda sem nem estar próxima dos parâmetros de obesidade, simplesmente por não se encaixar no ideal-de-beleza-propaganda-da-Marisa... também tem gente que não é definida, mas faz outros tipos de exercício como nadar, fazer trilha, cuidar de 8 filhos... mas todo mundo tem que achar tempo e dinheiro pra ir puxar ferro ou qual é?
      E mesmo que a pessoa seja considerada "obesa", dizer que é "só" ela malhar e fechar a boca pra perder peso, é que nem aquela lavagem cerebral de que não importa o quão pobre você seja, se você trabalhar a vida toda, vai ser uma pessoa milionária de sucesso um dia..... AHAM, CLÁUDIA, SENTA LÁ!

      Enfim, ao invés de dar palpite na saúde e no estilo de vida dos outros, vamos nos concentrar nos nossos próprios umbiguinhos fofinhos, né? :)

      Beijos da gorda! hahahha

      Excluir
  6. Só quero acrescentar que além de machista, a Marisa é exploradora de mão de obra escrava (e condições análogas). Lembram da 'Liga' programa da Band? (a única coisa boa que fez o Rafinha Bastos, aliás) Então, eles fizeram uma matéria sobre trabalho e exploração e a Marisa foi uma das empresas denunciadas (se vcs adivinharem de qual gênero é a maioria dos explorados ganham um doce), junto com ela estão Zara, Collins, Pernambucanas e tem mais umas mas não lembro agora. Acho q há inúmeras razões pra boicotar essa marca.

    ResponderExcluir
  7. Legal q eu posto e dps leio o resto do texto. Acho q estou fazendo isso errado..rs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, to passada com a reportagem do R7! Pior é q eles nem dão espaço para comentários, o que me revoltou mais ainda, pq minha vontade era de esculhambar com o autor de matéria tão ridícula. Perderam uma ótima oportunidade de mostrar que TODA mulher normal (terráquea, da espécie humana) tem gordurinhas, celulite e estrias, e que nem as famosas escapam. Ao contrário, fazem um desserviço à população, criticando até mesmo aquelas bem sucedidas, consideradas exemplo de beleza no país. Se nem elas são dignas de se exibirem no verão, acho bom começar a encomendar as burcas, pq acho que é assim que esses idiotas acham que as mulheres normais devem se vestir - se esconder - na praia.

    ResponderExcluir
  9. Esse ''quero ver depois'' falando do Ronaldo foi bem ridículo. Como se ele só fosse mudar pelo programa e não pudesse adotar isso pra vida. Sim, ele pode adotar hábitos saudáveis e manter o peso e aí? E se ele fizer vai ficar na frente de todo mundo que culpa APENAS o próprio organismo e não muda, não faz o que é necessário. A verdade é essa: existe uma série de problemas, problemas hormonais, biotipos etc, mas as pessoas que reclamam tem que parar pra se perguntar se afinal estão fazendo a própria parte: alimentação saudável + exercício ou se estão apenas culpando a disfunção da tireoide. Porque se enganar é muito fácil e a maioria não faz o que tem que fazer, simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, ronaldinho ganhou 6 milhões pra fazer aquele programa. saber emagrecer sem perder massa muscular ele sempre soube. o "quero ver depois" se refere ao fato de que programas de emagrecimento "a qualquer custo" na tv fazem a pessoa perder peso, SIM, mas raramente a pessoa tem o mesmo acompanhamento pros próximos anos. eu acredito, sim, que uma pessoa que participa de um programa tipo "the biggest loser" mude seus hábitos. mas acredito tbem que essa pessoa, sozinha, sem aquele mesmo acompanhamento (feito, diga-se de passagem, pq alguém ali tá ganhando uma grana preta e não são os obesos), não vá conseguir os mesmos resultados que um programa desses dá.

      frequento academia há uns 12 anos. sou totalmente a favor de um estilo saudáel de vida. mas sou contra dietas de fome, contra emagrecer na tv, sou contra mulherada se matando pra entrar numa roupa. e digo que peso não significa nada pq, se vc for ver meu peso, é peso que muita gente consideraria de gente obesa. acontece que eu passei pra um ponto em que só meu percentual de gordura diz alguma coisa, já que a maior parte do meu peso é de músculo, que é bem mais denso que gordura. sou magra, forte, TENHO HIPOTIREOIDISMO e sou viciada em esportes.

      Excluir
  10. O caso do Ronaldo é meio controverso, né? Porque ele realmente tem hábitos alimentares nada saudáveis. Mas o quadro "medida certa" é ridículo porque supõe que existe uma medida certa. Se fosse "reeducando a alimentação" ou qualquer coisa do tipo, ok. Se o objetivo fosse ser saudável, ok. Mas no quadro o tempo todo vincula que ser gordo é uma questão de desleixo e de não ser saudável.

    A questão é que uma pessoa não deveria tentar emagrecer, tentar entrar no padrão de beleza, se ela é gorda ou magra e não tá saudável, ela deve buscar A SAÚDE.

    Muita gente acaba fazendo atentando contra a própria saúde por causa da crueldade que é o padrão de beleza atual e faz dietas malucas, deixa de comer, faz exercício físico até desmaiar, toma remédios de emagrecimento, tudo pra tentar ser magro. E cadê saúde aqui?

    Buscar saúde é diferente de buscar emagrecer a qualquer custo. Saúde é reeducação alimentar, é comer coisas saudáveis e todos os tipos de alimento e fazer exercícios físicos. E muita gente que faz tudo isso continua fora dos padrões. E então? É porque elas não fazem nada "pra melhorar"?

    A gente tem que incentivar é as pessoas se sentirem bem consigo mesmas, se sentirem lindas, serem saudáveis e não serem magras.

    Até porque se a gente for pensar incentivar um padrão irreal de beleza, incentivar que as pessoas se sacrifiquem pra entrarem no padrão, incentivar que as pessoas se olhem no espelho e se sintam feias, é incentivar problemas de ordem psicológica, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muita gente atenta contra a própria saúde. Vejam o relato desse rapaz www.naotemmeutamanho.com

      Excluir
  11. Muito bom texto, gente! Virei seguidora do blog. Nem lembro quem cunhou o termo "gordofobia", mas combina muito bem como o meu, "formolatria". O problema da indústria da beleza é que a pressão pelo padrão magro é parte do pacote desumanizante e eu acho que o texto já deixa subentendidos os demais: ao estimular a competição pelo macho mainstream, ela estimula a estética mainstream como um todo. O mais legal do texto é evidenciar que o ataque à saúde física e mental das pessoas que a indústria da beleza (que inclui a moda, o fitness e tudo mais) faz é implementado através da publicidade: é a imagem com usas várias e assassinas camadas de discurso que faz o serviço. Vamo nessa, pau neles.

    ResponderExcluir
  12. Realmente um texto incrível.
    Confesso que poucas vezes venho aqui, mas é um blog que gosto tanto dos textos quanto dos comentários (ignoro os comentários machistas).
    Mas é realmente um absurdo o que as mulheres precisam passar para esse padrão de beleza preconceituoso.
    Em uma conversa com uma colega de trabalho, ela falou que passou uma semana inteira sem lavar o cabelo e estava detestando aquilo, mas tinha que manter o cabelo liso por ser algo bonito.
    A minha resposta foi simples: Padrão de beleza é bobagem, assuma seus cachos, aposto que você ficaria bem com eles.
    Até pensei uma frase legal:
    Flores existem de várias cores, tamanhos, aromas... Mas todas as flores são belas e exatamente a variedade delas torna um jardim bonito.

    ResponderExcluir
  13. a FEMINISTA CANSADA fez um post sobre gordofobia q eu quase choro quando termino de ler. Tem também o fato de a indústria de estética/moda/cosméticos ganhar milhões com essa associação de magreza = saúde, beleza.
    Não é interessante pra esse pessoal q essa associação seja superada. Há inclusive quem relacione gordura à baixo estima/ suicídio (como bem coloca a Feminista cansada). Tipo coisas de uma indústria bem imoral. E o pior é q funciona.

    ResponderExcluir
  14. Ninguém aqui falou que o medida certa é perfeito, ele tem problemas SIM. Mas sim, o programa incentiva reeducação alimentar e exercícios, isso é óbvio. O problema foi criticarem o Ronaldo e achar que ele não pode manter isso. Aliás, se vamos falar de programa absurdo na televisão sobre perda de peso vamos usar um exemplo decente como o norte-americano The Biggest Loser, em que os participantes competem para ver quem perde menos peso em determinado tempo, se exercitam exaustivamente com treinadores berrando em seus ouvidos. Isso é absurdo. E, sinceramente, uma pessoa dentro do padrão vir criticar a busca pelo emagrecimento com saúde? Por favor. Uma coisa é ter o problema e outra coisa é falar dele, com todo o respeito. Parece que ninguém pode buscar o emagrecimento então porque que absurdo, né? Vamos buscar ter saúde. As duas coisas podem caminhar juntas. E ninguém disse que pessoas que se esforçam não fazem nada pra melhorar, mas vamos ser honestos: quantas dessas pessoas se ENGANAM? MUITAS!!!! E é elas que estou criticando. Todo mundo sabe que resultado vem com persistência e não adianta vir cinco dias no equilíbrio, se afundar na pizza no fim de semana e dizer que tá tentando tanto assim. E pra quem não sabe como é tenho vontade de perguntar o que sabe do assunto pra vir opinar, mas enfim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou magra e já fiz dieta até pra engordar, mas minha mãe é gorda, minha avó e minhas tias também. vejo minha mãe fazendo dietas muito agressivas, fazendo muitos esportes, tudo pra emagrecer.

      quando ela está simplesmente comendo bem e fazendo esportes numa frequencia normal, ela é gorda, mas saudável. mas quando ela entra nesses "projeto verão", ela emagrece, fica pálida, o cabelo até cai.

      muita gente nunca passou por isso, nunca foi gorda, mas consegue ver o sofrimento do outro, consegue ver que tentar emagrecer a qualquer custo é um perigo a saúde.

      não tem problema em tentar emagrecer pela saúde (porque auto-estima também é saúde) e acho que ninguém falou isso. o problema é tentar emagrecer a todo custo, ao custo mesmo da própria saúde. e quando eu falo saúde, eu incluo a saúde psicológica também.


      Excluir
    2. Sou magra e tive anorexia e bulimia, ainda me vejo gorda, apesar de ter melhorado. Ainda sofro pensando em fazer dietas malucas e querendo ficar sem comer ou comer só verdura. Eu não sou contra as pessoas buscarem emagrecer, mas acho que essa busca deve acontecer sem deixar a saúde de lado. Eu tentei emagrecer sem sequer pensar em saúde e acabei doente, quando eu comia eu me culpava, achava que eu era uma fraca que não conseguia nem seguir a dieta, e eu tive que parar minha vida durante alguns meses, tudo pra voltar a ter saúde o suficiente pra sair de casa e ir trabalhar.

      Eu espero que ninguém passe por isso.

      Excluir
    3. Anônimo das 14:40,

      eu não sei se você falou pra mim, mas realmente nunca passei por isso, nunca fiz dieta. Já tive neuras com o corpo, mas nada incomum. Mas quero deixar claro que eu não me oponho a quem quer emagrecer por estética, eu só quis dizer que não acho que ao buscar emagrecer as pessoas devam deixar a saúde de lado, sabe? Eu não me oponho a emagrecer com saúde, tanto que eu disse "Buscar saúde é diferente de buscar emagrecer a qualquer custo.", buscar emagrecer a qualquer custo é oposto a buscar saúde. Me desculpe se soou como se eu julgasse quem opta por tentar emagrecer, eu me expressei mal.

      E eu realmente acho perigoso esse discurso de que só não emagrece quem quer, que muita gente se engana, porque parece que a culpa é sempre da pessoa por ser gorda, e não da sociedade que marginaliza pessoas gordas, e a gente não pode esquecer que os alimentos que são incentivados na mídia são fast foods, pizzas e etc, né? E ai a gente vê que o discurso da Marisa coloca comidas que junto com outras seriam saudáveis como um sacrifício, ai a gente percebe como é controverso isso, sabe? Por um lado há um incentivo enorme a comer coisas não saudáveis e o que é saudável (se combinado com outras comidas) é considerado ruim, mas todo mundo tem que estar com os corpos dentro do padrão...

      E eu choquei com o programa de tevê que você contou ai que existe, nunca tinha visto e é realmente bem problemático.

      Excluir
  15. Imagina se eu ia me dar ao trabalho de morrer de fome pra comprar roupa na marisa e poder ouvir desaforo e ter que aguentar olhadinhas nojentas. Publicitários babacas!

    ResponderExcluir
  16. consumir Marisa não compensa mesmo! os produtos são ruins, as coisas nem são tão bonitas assim, eles superexploram seus empregados e fazem propagandas ridículas como essa e o pior é que tem gente que defende essa marca de merda

    ResponderExcluir
  17. Eu estou gorda. Por causa de uma má interpretação médica feita em São Paulo, passei mais de 30 anos fazendo dieta e mesmo assim nunca consegui voltar aos meus 64 kilos anteriores aos benditos tratamentos.
    Cheguei a pesar 156 kilos e hoje, depois de descobrir em Manaus, que minha taxa de insulina é inversa – como dos que costuma ser magros de ruim – descobri que tenho que consumir calorias em excesso, desde que saudáveis, para voltar ao meu peso ideal e já se foram mais de 50 kilos desde então.
    Por ser uma pessoa altamente esportista – sempre gostei de andar e fazer exercícios, não tenho problemas de colesterol, diabetes e outras doenças muito comum aos obesos.
    Sendo assim posso falar algo sério.
    Comer saudável não é gostoso mesmo – tirando algumas receitas que aprendi preparar a meu modo, as dietas feitas por nutricionistas não são apetitosas e eu me nego a comer algo ruim. O que me fez desenvolver intolerância alimentar e me fazia engordar mais.
    Sendo assim me sinto no direito de comentar este texto longo e bem escrito, PORËM sem noção.
    Assisti os comerciais que não conhecia e revi os que conhecia para entender toda esta revolta.
    Nada a ver gente!
    Vejo sim neste mundo um monte de coisas homofóbicas, vejo sim Fobia pela Obesidade – que não é gordofobia como vejo muitos sites citarem esta palavra errada – vejo muito preconceito, mas acredito que muito do que se vê hoje e este texto é um destes exemplos, são Falsas Ideologias totalmente furadas, sem fundamentos e sem nenhuma utilidade!
    As mulheres – não sou feminista mas tenho direitos e responsabilidades que me foram impostas por elas – lutaram para garantir direitos iguais com os homens e agora aparece um comercial onde por HUMOR uma delas sai por ai cantando os homens em cantadas de pedreiros sim – preconceito meu contra os funcionários da Construção Civil? - e um bando de mulheres “liberadas”resolvem colocar a boca no trombone contra as Lojas Marisa! Faça-me o favor!
    A propósito não gosto de Roupas de Lojas tipo Marisa, C&A e Pernambucanas, parecem-me que todo mundo tem uma roupa igual e só por isto não compro em Lojas como estas e não por causa de seus comerciais.
    A gente esta discutindo sempre pelo motivo errado. As roupas destas Lojas todas são horríveis, tem costuras horrorosas e desfiam nas costuras com poucas lavadas, afinal estamos vivendo na época dos descartáveis e por isto estas peças não prestam. Só por isto e não por causa de gosto duvidoso ou não das peças comerciais que precisam ser tidas como originais para que o povo compre.
    As redes sociais se entopem destas palavras erradas e destas campanhas absurdas, mas poucas pessoas reclamam da qualidade das roupas, do Mensalão que esta cada dia mais provado mas os outros insistem em nos querer enganar que nunca existiu, a aprovação automática nas escolas e a falta de segurança, a falta de habitação e todos os belos direitos constitucionais que a maioria não conhece são desrespeitados dia e noite e a gente vai continuar insistindo em brigas imbecis contra lojas de departamentos? (...)

    ResponderExcluir
  18. (...)
    Eu não uso determinadas tintas de cabelo só por ver a Gisele dizer que usa, a Ivete elogiar e a Luiza Brunet dizer que presta. Vou ao salão e peço algo que combine com meu tipo de cabelo. Meu cabelo continua preto e lindo, cobrem os fios brancos e custa R$ 2,00 e eu pago R$ 15, para o cabeleireiro da Vila aplicar, porque não curto a sujeira que acabo fazendo em casa quando tento eu mesma pintar.
    E não dou nenhum real a mais em uma tinta que só tem nome...
    Entende?
    Não quer consumir, deixa passar o bonde. Quer reclamar, abra a boca pelo que importa. Nenhum dos 3 comerciais são assim horrorosos. Agora ir atrás de dizer que as lésbicas não existem... Vamos combinar que a maioria delas usam roupas bonitas e as masculinizadas usam de homem e não de mulher, ai não vamos discutir as estatísticas que também é um humor básico.
    Heteronormativas? A maioria das mulheres atuais não curtem mesmo homens que moram com as mães. Já ouviu falar em Síndrome do Ninho Vazio? Pois é, isto existe e uma mulher que consegue tirar um trintão das casas dos pais e levar para a casa dela sabe bem do que eu estou falando.
    Muitas mulheres não curtem metrossexuais e lembre-se que entre estes apresentados nas estatísticas humorística, alguns são casados, alguns não gostam de mulher, alguns são práticos e preferem fazer a declaração do IR ou jogar videogame – estes não aparecem lá – a fazer sexo. E mais, tirando os personagens das novelas que adoram ter não sei quantas relações poliafetivas, a maioria das pessoas – e principalmente as mulheres preferem ter apenas um homem. Assim sendo o que interessa sempre é 1 e não os outros 99. Aos que curtem uma relação poliafetiva, que é bem menos, se usarmos estudos sérios e não estatísticas encomendadas por partidos ou por entidades que querem manipular a opinião pública, que vivam suas vidas como queiram. Assim como vivam como queira os de relações homoafetivas ou qualquer outra que queiram inventar.
    Algo mais a se considerar, com esta mania idiota de politicamente correto, estamos criando todo um dicionário imbecil, criando palavras novas para situações velhas conhecidas. Dizer que sou uma pessoa acima do peso e não obesa, não vai diminuir meu peso ou tamanho. Dizer que sou uma portadora de limitação física, não vai me tornar menos manca.
    Estamos gastando dinheiro a rodo com causa imbecis. Estes dinheiros todos usados nestas propagandas dos governos e das entidades para adequação de nosso “Novo jeito de falar” poderia ser usado para atender as nossas verdadeiras necessidades.
    Resumo da ópera: Pare de procurar pelo em cabeça de ovo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sem noção é você vir ao meu blog me dizer sobre o que eu devo reclamar. Por favor, também sei bem do que estou falando. Não se sinta no direito de limitar a militância alheia, primeiro porque é infrutífero, pois você não conseguirá me calar e segundo porque é de uma arrogância sem limites. E não transforme a sua experiência pessoal em algo que pode ser aplicado à toda sociedade. Transtornos alimentares são um questão importante e estão amplamente ligadas às imagens que vemos na mídia. Se minhas ideologias são falsas, as suas palavras são vazias. São vazias de empatia por outras mulheres. Sua experiência não representam a minha vida e nem a de muita gente. Aceitei seu comentário apenas para poder respondê-lo, mas não publicarei mais comentários seus, que achei cheio de preconceito e ódio. Sim, ódio. Ódio contra mim, contra o feminismo (que pode ter dado algumas obrigações que você não queria, mas te deu o direito de votar, de vestir o que você quiser, de ir e vir livremente, de não dar satisfação à um homem, de poder dizer não e dizer sim livremente, enfim, o feminismo te libertou), invisibilizou NOVAMENTE as lésbicas ao dizer que elas não merecem parte na publicidade da Marisa, enfim, são tantos os problemas do seu comentário que eu vou simplesmente finalizar aqui. Faça um favor a nós duas: Não volte.

      Excluir
    2. Elisabeth, você disse ver coisas homofóbicas, mas não vê sua própria homofobia. Lésbicas gostam de outras mulheres e pronto. Ser lésbica não é algo que define a roupa que você vai usar. Uma mulher pode usar ou não vestido, batinha, camisola, calça justa, é uma decisão pessoal, não tem nada a ver com a orientação sexual da pessoa!

      E seu comentário sobre relações poliafetivas foi um fiasco. Isso não é questão de ficção. Existe, e essas pessoas sofrem preconceito porque tem gente que acha que isso não é ~natural~, ou é natural apenas para homens. Existe um blog que chama "Rede de relações livres" e se você ir lá, você vai descobrir que há muita gente que vive relações abertas e livres.

      A língua está em constante mutação, gordofobia é um neologismo criado pra denominar o preconceito contra pessoas gordas (quando se fala em fobia da obesidade parece que quer dizer que as pessoas temem ficar gordas, então o termo parece incompleto pra denominar o preconceito que pessoas gordas sofrem).

      E por último, arrogante demais da sua parte dizer que tem assuntos mais importantes pra reclamar.


      Excluir
    3. "Estamos gastando dinheiro a rodo com causa imbecis."

      Já que tocou no assunto, se o dinheiro gasto com sua formação básica fosse direcionado para criação de ratos de laboratório todos nós sairíamos ganhando.

      P.S: Diamantes não vem da lama, dona crente.

      Excluir
    4. Comentaristas, vou pedir que ignorem a Elisabeth pois não darei a ela o direito de resposta, portanto também não acho válido atacar (mais) o comentário dela. Peço desculpas adiantadas por não permitir mais comentários direcionados ao comentário dela, tudo bem? :) No mais vamos continuar o debate sobre a mídia irresponsável, a representação machista da mulher nas propagandas, a perpetuação de preconceitos e etc. :)

      Excluir
  19. ''Comer saudável não é gostoso mesmo''. É a sua experiência Elisabeth porque eu gosto muito de coisas saudáveis e aí? Mas vai ver que você pensa que comer saudável significa viver de frango e salada e não, está bem longe disso. Ou você não educou seu paladar, não sei. De qualquer maneira, discordo sim de algumas coisas colocadas aqui, mas você demonstrou puro preconceito mesmo.

    ResponderExcluir
  20. excelente texto. só tenho uma observação que está me deixando bastante chateada:

    GENTE, mulher faz dieta não é automaticamente bulímica ou anoréxica. Eu gostaria muito que as pessoas parassem de confundir esse comportamente porque simplesmente rebaixa tudo o que eu, e muitas pessoas que sofreram da doença, como controladoras obsessivas que um dia viram sei lá, o comercial da Marisa, e foram ''incentivadas'' nesse comportamento. É mais do que isso. Se você tem alguém assim na família, saiba que precisa de acompanhamento psicológico e muito apoio mais do que ser rebaixada a uma dieta-freak.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe se essa foi a impressão que passei para você, que a mulher se torna "automaticamente" bulímica porque viu um comercial. Mas de fato não foi isso que eu disse, o que eu disse e tentei passar no texto é que a mensagem "tudo vale a pena" é extremamente irresponsável. Nem TUDO vale à pena. E nesse TUDO entram sim os transtornos alimentares. Por exemplo, eu nunca fui bulímica ou anoréxica, mas sempre fui gorda. E passei a vida inteira praticamente fazendo dietas malucas que também me adoeciam, prejudiquei (ou prejudicaram, eu não sei) de forma indelével a minha saúde psicológica ao tentar me moldar num padrão estético que não é próprio da minha genética. E fazer dieta simplesmente para se encaixar nesse padrão é uma opressão grande. Além disso, não é uma propaganda que vai fazer com que as meninas comecem a ser bulímicas e desenvolvam um quadro de anorexia, é o somatório, a cultura de forma geral. São muitos os instrumentos que incutem na nossa mente "como" deveríamos ser, a publicidade é um deles, mas em que ajudamos se nos calarmos diante desses exemplos na publicidade? Ainda mais vindo de uma marca nacional com ampla cobertura? Nada. Se nos calarmos estamos apenas fazendo com que eles lucrem em cima de velhos preconceitos.

      Naomi Wolf disse e eu concordo que "Uma cultura obcecada por magreza feminina não é obcecada pela beleza da mulher, mas sim pela obediência feminina. A dieta é o sedativo político mais potente na história da mulher, uma população levemente louca é uma população dócil".

      Excluir
  21. Esse tipo de mensagem é tão "verão passado",pra não dizer sécuo rsrs, mulherada tá ai,somos maioria nas univer,ocupamos quase todos os espaços públicos,uma parcela significativa das familias são chefiadas por mulheres sozinhas etc etc...e eles insistem em reforçar esse esteriotipo ultrapassado de que o ÚNICO objetivo na vida de uma mulher deve ser o de agradar os olhares masculinos,olha até concordo(com pesar)que muitas ainda compram essa idiotisse,mas,INFELIZMENTE pra vcs e FELIZMENTE pra nós,elas NÃO são maioria.

    Jacqueline

    ResponderExcluir
  22. Eu compro, sempre comprei e sempre vou comprar roupas e acessórios nas Lojas Marisa. Eu gosto de todos os comerciais que as lojas marisa fazem, e nunca achei nada de errado nesses comerciais, e não tenho nenhum preconceito contra gordinhas. Eu gostei desses comerciais. E repito não tenho nenhum tipo de preconceitos contra gordinhas, eu só achei os comerciais bons (na minha opinião), é respeito todas as suas criticas e comentários das pessoas que não gostaram dos videos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha agora é questão de 'gosto'. Nossa, JÁ OUVI ISSO EM ALGUM LUGAR.

      Excluir
  23. Olha, realmente não voltarei, mas nates deixe eu dizer algo importante. Desde que estamos na mídia e falamos o que queremos, acabamos ouvindo ou lendo o que não queremos. Este teu texto que eu não concordo, por exemplo, não invalida outros textos sérios que li aqui e que nào comentarei mais.
    Não sou preconceituosa, tenho em minha família e entre amigos pessoas que optaram por ter uma sexualidade diferente da minha e respeito. Até por crer que Educação é isto, eu saber respeitar o mode de viver alheio. Não vou pedir desculpas por meu comentário, mas deixo claro que infelizmente entendi só agora o mote deste site, que é o de defender parte e não todo e isto não é legal e nunca será.
    Sinto apenas por ter compartilhado outros textosque gostei aqui.Sinto mesmo!
    E aos que não gostaram, fique a vontade. liberdade de expressão é isto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisabeth, eu apontei o que é homofóbico em seu comentário, dizer que você tem amigos de orientação sexual diferente da hétero, não te faz imune de ter preconceitos.

      Você disse: "Agora ir atrás de dizer que as lésbicas não existem... Vamos combinar que a maioria delas usam roupas bonitas e as masculinizadas usam de homem e não de mulher,"

      O que a vestimenta de mulheres lésbicas (que são bem variáveis, como de qualquer mulher) tem a ver com o fato de que a sociedade as trata como se elas não existissem? O que as roupas delas tem a ver com o fato de Marisa e muitas outras propagandas fazer uma publicidade que exclui essa parcela da população?



      Excluir
    2. Acho engraçado q qdo se fala em pessoa preconceituosa tb mundo já imagina logo um Bolsonaro, né? tsc
      Não existe uma pessoa imune à preconceitos. Você está sendo preconceituosa, sim. Achar que as lésbicas são assim,caricatas.

      Considerar esse texto 'não sério' somente porque você não concorda com ele, é pelo menos, infantil.

      Acho q melhor de que desculpas, você poderia repensar seus conceitos e liberdade de expressão é o direito de falar/agir, sem a blindagem de ser respondido, de que discordem de você e/ou sofrer as consequências desse ato.
      O mesmo lugar que defende a liberdade de expressão também fala em responsabilidade e resposta proporcional ao agravo.

      Excluir
  24. Heteronormativo, gordofobia, obeso, acima do peso.

    Politicamente correto, a arte de criar palavras e reescrever o pensamento.

    ResponderExcluir