terça-feira, 30 de outubro de 2012

O eterno mito das mulheres incompletas

Uma mulher sem um homem é como um peixe sem uma bicicleta.

A mídia e toda a sociedade trata as mulheres como se fôssemos completamente dependentes da opinião masculina e do desejo masculino. O pensamento vigente é que uma mulher só pode ser genuinamente feliz se acompanhada de um homem que a deseja.

As expressões "mal amada" e "mal comida" são bons exemplos de como a sociedade insiste em colocar como o desejo principal da mulher o relacionamento com um homem. Mulheres que desafiam a norma e fazem parte de movimentos sociais, como o feminismo, são constantemente atacadas por essas ofensas. Ofender uma mulher com essas expressões é afirmar que toda reclamação, revolta, luta dela só existe porque ela não tá ocupada sendo feliz com um homem bom, sabe? Como se qualquer revolta feminina fosse fruto da falta de despertar desejos masculinos, na falta de amor e não no fato de que nosso gênero é constantemente diminuído, oprimido, desrespeitado e violentado.

E ainda tem o fator de que condicionar a felicidade feminina aos homens dessa forma, colocar essa preocupação de atrair o desejo masculino, de buscar a qualquer custo um namorado, como algo feminino é mais uma vez reafirmar a suposta inferioridade feminina. Afinal, numa sociedade que separa as pessoas entre racionais e emocionais, como se apenas as racionais tivessem o seu valor, dizer que mulheres precisam de homens para serem felizes é dizer que mulheres são fúteis, são irracionais e etc. Tanto a Paula, quanto a Gizelli, já trataram sobre o assunto.

Se você é mulher e está fora dos padrões de beleza (ou seja, praticamente todo mundo), você já deve ter ouvido algum "elogio" como: "Ah, tem homens que gostam de *insira aqui a característica sua que difere do padrão de beleza*", como se noticiar que você pode ser atraente para um homem fosse fazer sua autoestima se reerguer das cinzas. Como se a remota esperança de que algum dia você pode despertar o desejo masculino fosse uma dádiva. Como se somente a possibilidade de atrair os olhares masculinos fosse capaz de fazer uma mulher se sentir bem. E ainda tem o fator de que toda decisão feminina, seja mudar de emprego, seja cortar o cabelo ou vestir uma roupa diferente, conforme a sociedade, é condicionada ao que o homem vai acha daquilo, como se mulheres não fossem donas de seus corpos e de suas vidas e precisassem sempre de alguém pra guiá-las ou mesmo como se a gente precisasse sempre pensar em agradar o parceiro acima de agradar a si.

Não posso ser a mulher da sua vida
porque sou a mulher da minha.
A cultura de que somente acompanhada de um homem uma mulher pode ser feliz e tem valor fomenta uma série de coisas: A mulher é considerada a responsável por fazer o relacionamento dar certo, porque para o status quo é ela que precisa de manter aquela relação e isso enseja dependências emocionais, uma certa obrigação de se submeter ao que o parceiro deseja e etc.
A sociedade trata a mulher como a maior interessada, às vezes até mesmo como a única interessada em manter um relacionamento, afinal, o modelo tradicional de relacionamento coloca o homem  como provedor (atualmente, o principal provedor, né?) e a mulher como a pessoa que depende do outro, a pessoa que consome e quer sempre consumir. Além disso, há também o fato de que os homens são positivamente vistos se tem várias mulheres, se fazem muito sexo, e as mulheres se fazem muito sexo, são consideradas vadias, que é um termo ofensivo se não ressignificado. O homem continuar solteiro é algo positivo, até porque se ele adiar o casamento, mesmo ao envelhecer será visto como mais sábio e charmoso, enquanto a mulher solteira é vista como mal amada, "ninguém aguentou" e que só tem valor se é jovem e dentro dos padrões estéticos. Todos esses pontos relacionados ocasionam naquela camisa famosa e muito vendida onde o casamento para o cara é o game over e para a mulher é sinônimo de felicidade e naquela famosa piadinha que diz que o cara casa de terno preto porque tá de luto pela vida de solteiro, pelas mulheres que não são mais "dele" e etc.

Outra coisa é que tratam tudo que uma mulher faz como se fosse algo para chamar atenção dos homens: a roupa que ela usa, o corte de cabelo, se usa salto ou não. Tratar nossa vida como se o objetivo dela fosse despertar o desejo masculino faz com que cantadas de rua sejam consideradas algo "simpático, um elogio", sendo que elas são invasivas e não desejadas; Gizelli aprofundou muito nesse ponto aqui. O vínculo desse comportamento de assédio nas ruas é fácil de se perceber quando a gente pega nossas experiências e vê que se a gente tá acompanhada de um homem, as "cantadas" acontecem com menos frequência; o que mostra que  se a gente tá acompanhada de um homem, a gente tem "dono", nosso corpo não está mais disponível.

Sou alérgica ao patriarcado
E por fim, destaco o quão heteronormativo é fazer essa vinculação. Tratar as mulheres dessa forma é ignorar que lésbicas existem e que lésbicas são mulheres. É compactuar para a invisibilidade lésbica e para que as mulheres que se relacionam com mulheres sejam tratadas como fetiches masculinos e não como donas de sua sexualidade.

E ainda vejo uma possibilidade de questionamento, para o meio feminista, sobre o assunto: Aquela famosa frase "homem feminista é sexy" talvez carregue um pouco desse mito e seus desdobramentos. Eu já usei essa frase, muita gente que eu admiro já usou a frase, mas nem por isso a gente não deva questioná-la, né? Afinal, o uso dessa frase coloca o homem feminista como um cara que merece mais atenção que os outros, ser considerado sexy, atraente seria um prêmio para a pessoa, sabe o confete que alguns caras acham que merecem por serem legais com mulher? Então, o homem feminista ser visto como sexy é uma forma de jogar confete, sendo que respeitar mulheres como pessoas é uma obrigação. 

Sei que essa frase também é uma forma de combater pensamentos como que o homem deve ser rude, grosso e sistemático, que tem que "mandar na mulher" e todos os desdobramentos desse pensamento, mas acho que vale a pena a gente refletir.

Por que atrair atenção dos homens para o feminismo falando de sensualidade e não em direitos de fato, sabe? Por que valorizar tanto o apoio dos homens ao movimento? Será que usar essa frase não fortifica o mito de que homens estão sempre interessados em sexo e mulheres em outras coisas, como se o sexo para as mulheres dependesse sempre de outros fatores mais "teóricos"? Será que essa frase não reafirma a dependência feminina? Será que essa frase não supervaloriza a participação masculina num movimento que deveria se focar principalmente nas mulheres?

29 comentários:

  1. isso me lembra um blog sobre moda e comportamento (que se não me engano chupou essa sessão de revistas femininas, porque a fórmula é antiga [se não me engano lembro disso na capricho]) com posts tipo "cabelo curtinho: o que eles acham?", "alargador: o que eles pensam?", "canela grossa: saiba o que os garotos pensam a respeito".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro do blog.. chegaram ao absurdo de "absorvente oque eles pensam" sim, chegaram a esse ponto.

      Excluir
    2. Quando cortei cabelo curtinho, eu tinha que ouvir de todo mundo que nenhum homem se interessaria por mim porque eles não gostam de mulher de cabelo igual ao deles.

      Excluir
  2. Realmente um ótimo texto, pois concordo que é um pensamento atrasado achar que uma mulher só vai se realizar se estiver acompanhada de um provedor.
    Seja homem ou seja mulher... a felicidade antes depende da pessoa sentir-se bem consigo mesmo, não por questão meramente estética, e sim psicológica... Come as you are.
    Conheço casos de mulheres que simplesmente abriram mão da própria felicidade pra manter os "planos que tem junto com o parceiro" como se fosse obrigação exclusivamente dela e que qualquer problema no relacionamento a culpa fosse dela, enquanto o "príncipe encantado" fica só esperando que a mulher arrume novas formas de fazer ele feliz na cama e ficar sempre jovem e linda pra evitar que ele procure outra mulher.
    Não é que o homem que é feminista que em tese será algo mais sexy, concordo que os homens não deveriam ser atraídos para o feminismo por uma questão de torná-los mais sensuais, talvez tenha um brilho tanto quanto encontrar alguém que tenha os mesmos ideais, esse "brilho" vale tanto para homens quanto mulheres... Bem... Se eu fosse vegetariano e conhecesse uma mulher vegetariana com certeza ela teria um plus, mas nada que tornasse as demais "inamoráveis".
    No meu caso há pouco tempo que passei a abraçar a causa do feminismo, e no meu ponto de vista, na pequena cidade onde moro onde o machismo é visto como algo normal eu acho que passei a atrair menos ainda alguém para um relacionamento sério.
    Em suma, não passei a apoiar o movimento feminista pra atrair garotas, e acredito que esse seja o mesmo ponto de vista de outros homens que abracem a causa, e sim pra ajudar a nossa sociedade a evoluir e ver que todos somos iguais, independentemente do sexo, da cor da pele, religião e opção sexual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o ponto que a gente busca pessoas que pareçam mais com a gente ideologicamente, porque isso claramente é um ponto de atração e de uma possível melhor convivência. Esse "brilho" que a gente vê em quem pensa parecido com a gente é diferente de falar que "homem feminista é sexy" né?

      Eu acho a frase "perigosa" porque ao mesmo tempo que ela afasta do conceito de atraente o homem grosso, machista e etc, ela coloca o homem como um merecedor de todo amor do mundo por parte das mulheres feministas héteros. Essa frase, além de ser bem heteronormativa, tem um quê do "homem bonzinho", sabe? Aquele homem que acha que só porque não trata mulher como lixo merece pegar todas? Não aceita os foras, porque dar fora nele é um absurdo, sabe? Tenho um pé atrás enorme com essa frase, até porque ela superestima a opinião masculina, até mais que a feminina. Mulher não é chamada pra se envolver com o feminismo porque isso seria sexy, né?

      E ainda temos que pensar que o estigma da mulher feminista é não atrair ninguém, ser considerada feia, mal comida e mal amada. E os homens feministas? Eles carregam o estigma de serem """"""""menos homens"""""" que os outros e\ou de se declararem como feministas porque querem pegar mulher. O masculino é considerado o conquistador, o pegador, quem tem interesse em sexo, segundo os padrões de gênero, dizer que "homem feminista é sexy" não reafirmaria essa idéia de que homens movem o mundo pra ter sexo? Que o que importa para o masculino é sempre conquistar?

      O problema que aponto no texto é a frase e o que ela passa e não exatamente homens feministas.

      Excluir
  3. Isso também me lembrou que esses tempos eu vi uma propaganda da Clinica Boston se não me engano que dizia assim: sexo é vida (e aí falava o quanto o sexo é importante e saudável) e dai recomendava essa clinica para tratamento da impotência sexual e ejaculação precoce. As mulheres só aparecem sorridentes nessa propaganda. E eu sempre penso: e as mulheres? se elas não conseguem ter uma relação saudavel com sexo e tem um certo tipo de "impotencia" (existe impotencia feminina?) não importa mesmo ou é só por que temos vagina e ela não impede que o sexo aconteça se não estivemros com vontade então tudo bem pq a vontade do homem é q conta?
    Sei q é uma propaganda voltada aos homens q precisariam de ajuda, mas cara, mulheres também podem precisar mas e ai? ninguem liga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, fiquei aqui pensando, uma mulher se importar com sexo já é considerado absurdo. Mas, olha, se a mulher está num relacionamento com um homem e por exemplo, tem algum problema sexual que a impede de ter orgasmos ou tem muita dor, isso é considerado apenas uma ~frescura. E quando eu falo frescura, eu quero dizer, que conforme o patriarcado, a mulher tem que fazer sexo mesmo que não sinta prazer porque isso seria o ~dever~ dela num relacionamento heterossexual, sabe? E por isso acho que não se fala muito disso na Medicina e tal.

      E seu comentário me lembrou os textos da Lola sobre vaginismo. Vale a pena ler. É um assunto quase não falado, um assunto invisível. E que acomete várias pessoas.

      Excluir
  4. me descobri feminista recentemente e adoro o ativismo de sofá, vcs me ajudam a abrir os olhos para muitas coisas com seus textos.

    posso dar uma sugestão? vi em alguns sites sessões de perguntas e pensei que se vcs fizessem uma sessão dessas pra ajudar tirar dúvidas a respeito de coisas básicas.

    ResponderExcluir
  5. Sobre a frase de homens feministas são sexy, penso na frase como uma provocação jocosa.... tipo já q vocês se importam tanto com sexualidade, olha como ela tb é atraente quando vista desse prisma.

    E eu acho sim que merece mais atenção por ser feminista. Aliás, qualquer pessoa que abraçar causas altrístas vai sempre ter mais a minha atenção. E merece mesmo, porque o altruismo deve ser sempre glorificado, a meu ver. Não consigo enxergar essa atenção a mais como algo ruim, ou de se repensar. A não ser (lógico) que o cara fale que é feminista pra esse fim, mas de fato não o seja.

    Mas pelo q entendi não era desse caso q você estava falando quando colocou o questionamento.

    Quanto à correlação com o cara legal, não acho q rola, porque essa cobrança de que ele tem q ter garotas porque ele é legal, é algo que ele/ a sociedade cobra, como se fôssemos maquininha de favor sexual. E temos q dar nossa contraprestação.
    Falar que o cara é sexy por ser feminista é reconhecer nele uma qualidade que atrai e só. Sem exigências de contraprestações. Acho que aqui cabe mais o comparativo com as barbudetes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a frase é usada justamente pelo ponto que o comentarista acima falou: quem tem os mesmos ideais que a gente tem um "brilho" maior. A valorização de quem luta pelos direitos humanos. E eu realmente tô com você nessa, anônimo, quem é a favor dos direitos humanos merece atenção.

      Mas a frase em paralelo com a sociedade como um todo, os padrões de gênero e etc, ela fortifica algumas coisas que eu não acho interessantes. Como essa questão de que um homem feminista é um homem bonzinho que merece tudo, eu acho que a contraprestação pode até nem ser sexual, pode ser um privilégio até numa discussão, sabe? Um exemplo: um cara que se declara feminista manifesta uma opinião machista, mas ao ser criticado se comporta como se o feminismo fosse obrigado a aceitar, tolerar, proibido de discordar daquela opinião porque ele é um homem bonzinho que tá aberto ao feminismo (mesmo que essa abertura seja até certo ponto). E esse privilégio não é decorrente da frase, nem dele ser um homem que se declara feminista, mas é decorrente do machismo da sociedade como um todo, onde todo mundo aprendeu a valorizar as opiniões dos homens mais do que das mulheres. Só que no caso das barbudetes é uma preferência estética, e o caso do homem feminista é sexy, é pegar uma ideologia que tenta empoderar as mulheres e colocá-la como um atrativo. Como se respeitar mulheres fosse uma escolha, sabe? Uma escolha tipo deixar a barba crescer.

      Mas pra mim o ponto principal da discussão sobre a frase nem é esse, é o fato de que ao colocar algo que poderia ser sexual como um atrativo reafirmaria que homens só se interessam nisso. Em atrair mulheres. O que é heteronormativo e machista também. E que mulheres pra se atraírem sexualmente por alguém precisassem de n outros atrativos, como o fato, se a mulher for hétero e feminista, do cara ser feminista.

      Repito que eu não tô questionando a existência de homens feministas "reais", como se todos se interessassem pelo feminismo pra serem vistos como sexy. Só quero questionar a frase mesmo.

      Guardada as devidas proporções, a frase "homem feminista é sexy" é tipo essas campanhas de "homem que é homem não bate", a primeira vista é algo legal, porque é uma campanha contra violência contra a mulher, mas por outro lado reafirma uma série de coisas que eu não acho válidas.

      Excluir
    2. Então, Thais, você tocou no ponto q eu tinha achado q é intencional, justamente para deixar a coisa sarcástica, pra fazer chacota mesmo com esse determinismo de q o cara só quer atrair mulher.

      Não sei, entendo q é intencional e provocador.

      Excluir
  6. Lembro que na época em que me tornei vegetariana foi na mesma época que comecei a namorar. Uma tia minha veio perguntar se eu virei vegetariana por causa dele (e ele não é NADA vegetariano). Na época eu não conhecia tanto sobre o feminismo, mas posso dizer que sempre fui feminista. Fiquei com tanta raiva que minha resposta foi automática "você acha que eu sou tão burra assim não sou capaz de pensar sozinha?". Ela ficou meio sem graça, mas é tão ignorante que depois disso perguntou várias vezes se ele era vegetariano também. Irritante, além já ter desrespeitado meu vegetarianismo várias vezes em outras ocasiões, ainda tem que ter esse discurso machista.

    ResponderExcluir
  7. Vocês acham que há empoderamento da sexualidade da mulher na frase do "homem feminista" é sexy? Pq nela a mulher escolhe um homem que vê mulheres como gente, ela teve a coragem de dizer não aos homens machistas...

    ResponderExcluir
  8. Também fico com um pezinho atrás com essa frase porque vez ou outra tenho a impressão de que alguns homens supostamente feministas repetem coisas feministas só pra ganhar confete (claro que não são todos, né, mas alguns). e também porque praticamente qualquer coisa ganha mais credibilidade quando um homem fala - até um movimento pelos direitos das mulheres :/

    Outro dia li um texto (escrito por um homem, cujo público alvo eram outros homens também) que dizia algo como "homem de verdade não trata mulheres dessa forma x,y e z". O texto não era ruim, ele falava sobre reconhecer privilégios e tudo o mais, mas o que fode é esse "homem de verdade", que acaba reforçando de um jeito negativo.

    (outro dia vi no tumblr ou no facebook o "feminists fuck better", rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O foda é q o idealismo permeia tudo: somos policiadas para sermos feministas de verdade, mulheres de verdade, inteligentes de verdade, bonitas de verdade, militantes de verdade...sempre vai ter um cagarregra! hahahahah

      Excluir
  9. Minha família acha um homem é a solução do meu problema que é gostar de mulher e ainda hoje me empurram namoradinhos, mesmo eu tendo uma namorada.
    =[

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um homem não é a solução pra gostar de mulher nem quando se é bissexual com namorado, just saying

      Excluir
  10. eu realmente precisava ler esse texto!

    ResponderExcluir
  11. Excelente!

    Fui casada duas vezes e EU (repito, EU) terminei todos meus relacionamentos, namoros e casamentos. Mesmo assim, há alguns que dizem que "devo ser uma porcaria, já que nenhum homem me quer". Mesmo se fosse, faz diferença?

    Qto ao "homem não liga pra celulite", tb! Quero nem saber o que um homem gosta, quero saber o que EU gosto! Eu me tenho 24 horas por dia, sou um ser humano, me sacrificar por causa de 5 minutos de algo que eu me proporciono? Amor é incondicional!

    Minha filha de 9 anos sai toda arrumada e lá vem as frases, "vai arrumar namorado?" Pô, pelo amor de Deus, ela é uma menina que gosta de se arrumar e empetecar! Que absurdo!

    Hoje em dia vejo que 90% dos homens olham as mulheres como um pedaço de carne, algo que sirva aos seus propósitos, só. Os outros 10% ainda não encontrei...

    Antes que alguém fale que devo ser mal-comida ou feia, só posso dizer que sou bonita, gostosa ("do jeito que os homens gostam")e inteligente.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda fico com teoria que um homem na vida da mulher faz diferença sim. Quando vc chega a uma certa idade, um companheiro faz muita falta. Essas teoria modernas só contribuiu para aumentar a solidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou lésbica, eu preciso de homem?

      Excluir
    2. essas teorias não modernas só contribuem em aumentar a dependência feminina, Frida.

      ter companhia é importante para muita gente, mas essa companhia não precisa depender de aprovação masculina e sim de amizade e companheirismo e quem sabe o amor romântico.

      Excluir
  13. Fico olhando textos como esse e realmente me pergunto se vcs conversam com gente que pensam diferente, se leem algo que diga o contrário do vcs pregam, nem que seja para saber rebater. Há muitas mulheres que gostam de ser cuidadas e protegidas e, por que não, sustentadas por seus maridos amorosos que se dispõem a trabalhar duro o dia inteiro para que ela tenha o prazer (sim prazer!) de cuidar da casa e dos filhos.
    Realmente, nem toda mulher precisa de um marido/namorado, mas não há nada de errado em desejar um e em desejar ser atraente para alguém. É muito bom sim, ser paquerada, é muito bom sim ter alguém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico olhando esse tipo de comentário e realmente me pergunto se vocês leem os textos antes de opinar, porque o texto não tá dizendo que é proibido mulher querer ter um companheiro homem, não tá dizendo que tá proibido o amor, o carinho e afins dentro de um relacionamento.

      Excluir
  14. ótimo texto. Sempre me questiono sobre porque existe este padrão subliminar no inconsciente coletivo da mulher ser meia, sempre a espera de algo que a complete...esperando ( e cuidando por eles!) de filhos, da família, da vida de um homem, de um marido, dos seus animais de estimação, amigas, produtos de beleza, carreira, de tudo exterior a ela realmente). A única conclusão plausível que cheguei , depois de várias hipóteses é que no mundo existe misoginia demais, negação , um ódio do feminino ( enquanto essência )que está sendo refletida por todos os genêros de forma culturalmente perversa há tanto tempo que a gente nem sabe se há ou já houve um caminho diferente.Se a mulher na atualidade, não estiver consciente de quem, além dela mesma, tem interesse em contar contar como ela escreve suas páginas no livro da própria vida, fica difícil responsabilizar a sociedade. abraços,

    ResponderExcluir
  15. E um homem sem uma mulher é como uma bicicleta sem um peixe.
    Só que as mulheres, principalmente as idosas tem mania de importunar os homens nos pedindo informações e ajuda na rua.
    Eu que não ajudo, mas tem alguns trouxas que ainda fazem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você tem problemas sérios de interpretação de texto, porque o texto não fala sobre a condição humana no sentido de que não precisamos uns dos outros, ele fala que mulheres não precisam estar num relacionamento amoroso para serem felizes.

      Se uma mulher idosa pedindo ajuda é "importunar", sinto muito te dizer isso, mas seu nível de individualismo é doentio.

      Excluir