quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Bullying machista: Somos todas Karina, Amanda, Denise...


Com o crescimento do uso das redes sociais e da internet, aumentou consideravelmente os casos de divulgação de imagens íntimas de mulheres. E as mulheres vítimas dessa exposição costumam sofrer uma verdadeira caça às bruxas. As bruxas do século XXI são as mulheres que fazem sexo.
A mulher que "cai na net" é massacrada por julgamentos, ofensas e culpabilizações. Mesmo muito dos "defensores" as chamam de tolas por terem confiado em alguém. As mulheres são proibidas de confiar em qualquer pessoa e devem estar sempre atentas, sob pena de serem consideradas culpadas. Quem divulgou as fotos ou os vídeos não foram elas, pode ter sido um ex-namorado, um vizinho chantagista, um hacker, mas a culpa é da mulher. Elas deveriam ser castas, não fazerem sexo e se fizerem, jamais se deixarem fotografar ou serem filmadas. Os nomes que são lembrados não são os dos caras que divulgaram as imagens dessas mulheres sem o consentimento delas. Os nomes marcados, as vidas que são destruídas, são as dessas mulheres. Sendo que fazer sexo não é crime, mas expor pessoas na internet sem autorização o é.
  
Um caso que chocou o mundo foi o da Amanda Todd, canadense de 15 anos que suicidou-se por não aguentar mas as perseguições machistas e misóginas que ultrapassaram os muros da escola. Essas perseguições foram causadas pela divulgação de imagens dela mostrando os seios. Ela sofreu ameaças, chantagens, entrou em depressão, foi ofendida e ameaçada pelos próprios colegas, acabou se envolvendo com drogas e no fim, suicidou. Uma história triste, onde se vê claramente o poder do machismo e da misoginia e como a caça às bruxas às mulheres consideradas "vadias" é cruel.
Via Não aguento quando.
A internet vira um tribunal para essas mulheres expostas. Expor essas imagens são uma forma de vingança específica contra mulheres. Afinal, enquanto fazer sexo é considerado um horror para as mulheres, uma forma de "desvalorização", para os homens a lógica que se aplica é contrária. Por que as mulheres não expõem imagens íntimas de homens? Simplesmente porque expor essas imagens não funcionaria como vingança, os papéis não se inverteriam. Ela continuaria a "vadia". A mulher que fizesse isso, seria chamada de louca, ciumenta, histérica. Afinal, a loucura e o ciúme são relacionados à irracionalidade, característica constantemente atribuída às mulheres. E o homem seria considerado vítima, ele não seria considerado culpado, ninguém diria que "ele mereceu". Afinal, o machismo diz que o sexo é humilhante e degradante pra mulher, enquanto para o homem não.

O termo "caiu na net", cunhado no orkut e muito utilizado hoje, banaliza o que a exposição dessas imagens íntimas de fato é. Um crime, uma crueldade, uma forma de vingança e de humilhação. Viola-se o consentimento da mulher, coloca-se o corpo daquela mulher como um corpo disponível para ser visto por todos que queiram. A imagem não surge do nada, ela é postada por alguém. Atrás dessa "postagem", há ameaças como "se você me pagar tal valor, eu não divulgo suas fotos", ou até mesmo "se você me abandonar, nosso vídeo vai para internet". Há a espera pela reação de julgamento da sociedade, há a intenção é humilhar.

Muitas vezes muitos dos que utilizaram essas fotos e vídeos para o próprio prazer, são os primeiros a julgar aquela mulher e montar seu tribunal. A pessoa é vista apenas como entretenimento para os julgadores. Afinal, o bullying se sustenta nessa cultura de ódio que diz que certos tipos de pessoas devem provar o seu valor para conquistarem respeito. O respeito para as mulheres não é considerado algo inerente, ele deve ser provado. E exercer sua sexualidade é considerado uma afronta ao comportamento ideal da mulher. E qualquer mulher que foge desse ideal conservador e machista, é considerada merecedora de exposição, humilhação e até mesmo violência.



13 comentários:

  1. Eu sempre achei uma babaquice fazer esse tipo de coisa, pra alguns podem até parecer engraçado e um monte de onanistas vão fazer a festa...
    Mas se trata de uma situação séria e o que eu fico mais triste, é que céus e terra vão perseguir essa moça, pois aonde quer que ela vá algum idiota vai ter suas fotos guardadas no computador e "mostrar pra galera".
    Toda a indignação que tenho pelo moleque que fez isso é nojo.

    ResponderExcluir
  2. Na Internet, parece que se criou uma cultura fundamentada na necessidade de denegrir o próximo. Gordos, gays, e mulheres (essas são as piores vítimas) levam dedos apontados às suas caras de maneira terrível, tudo por causa dessa praga chamada anonimato cibernético.

    É triste ver que o humano chegou ao ponto de conseguir prazer infligindo tristeza em outra pessoa.

    Outros texto muito bom que li sobre o assunto foi esse (http://cemhomens.com/2012/11/hipocrisia-social-obrigatoria/). Recomendo.

    PS: só um errinho, Amanda Todd era canadense. =)
    PS2: Ótimo texto. Defendo vocês mulheres e todo ser humano a fazer o que bem entender com a sua própria vida desde que não submeta a vida do outro ao sofrimento. Quem me fez abrir meus olhos foi a minha própria namorada. Ninguém mais do que eu quero que ela (nós) viva em uma sociedade em que ela não tenha medo de viver. Online ou offline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, obrigada pelo comentário e pelo toque sobre ela ser canadense. Eu li "norte-americana" e a gente, infelizmente, sempre supõe que norte americanos são estadunidenses né? Já corrigi, obrigada.

      Outras grandes vítimas da legião dessa gente que só sabe ofender são os negros, né? :/

      Excluir
  3. Gente, eu sei que não tem a ver com o post, por isso me desculpo de antemão, mas acho q foi aqui que vi um link de um projeto com fotos de pessoas negras e morenas usando cores marrom e tons pasteis pra desmistificar q não devemos usar essas coreszzzzzz


    Vocês tem como me passar? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Isso é mais do que um atestado de hipocrisia. Uma hipocrisia q mata. Só lembrando que hoje é dia da campanha do laço branco (Campanha do Laço Branco – Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher).
    Essa luta (contra o fim de violências e preconceitos) é de todos, assim ensina muito bem o documentário olhos azuis. E acho ótima essa blogagem q atrai todos os olhos e acredito com otimismo q uma dia isso será entendido por todos.

    ResponderExcluir
  5. uma coisa importante a ser dita é que sexo e ter tarinha de ser filmada/fotografada não são crime. no entanto, sair divulgando fotos e a intimidade de outras pessoas é crime e tem previsão de pena tanto por crime contra a honra (qdo divulgam nome e imagem da pessoa dando a entender que ela teria menos valor) como tbem crime de divulgação de imagens íntimas. se é íntimo, é com uma (ou mais, enfim) pessoa pra quem a pessoa escolheu se mostrar. isso tudo é causa ganha e a pessoa que sofre com isso tem que fazer um bo na delegacia levando print screens e quaisquer outras provas. sei que falar isso que estou falando é frio demais perto da análise dos porquês de certos homens ainda fazerem isso e tentarem denegrir imagem de mulheres que, olhe só, fizeram o mesmo que os pais das criaturas fizeram - sexo. mas acho importante que as pessoas saibam que existe amparo legal e que isso deve ser divulgado tanto pra que as pessoas se sintam mais protegidas como pra coibir tais crimes.

    se as fotos forem de adolescentes, o crime piora um pouco frente à lei.

    que esses babacas saibam disso. porque, como me foi dito por um policial civil, na hora que entra polícia, esses homens que se sentem os machões costumam murchar muito. bando de covarde, isso sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que o amparo legal que oportuniza uma punição não faz desaparecer todo o bullying sofrido e as discriminações que continuarão pelo restante da vida dessas mulheres, né?

      Há a punição para quem faz isso, há. Mas é fato que a sociedade pune a mulher que faz sexo, é uma punição moral, que faz com que a mulher sinta vergonha, seja ofendida, que às vezes perca o respeito da família e perca até mesmo o emprego. :/

      É importante repudiarmos a exposição, assim como o bullying para que a vida dessas mulheres não seja insuportável e quem sabe educarmos as pessoas ao nosso redor.

      Excluir
    2. sim, é uma pena. como falei, tudo que eu disse acima é frio perto dos motivos para que uma mulher que faça sexo seja considerada lixo. mas, enfim, ainda temos a lei dizendo que o que esses babacas fazem é crime.

      Excluir
  6. o que mais me entristece nesses casos são mulheres condenando outra mulher... não passa pela cabeça delas que amanhã podem ser elas as bruxas jogadas nas fogueiras da inquisição???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre penso nisso Rê!! Quando o caso Karina Veiga veio a tona lembro muito bem de uma menina comentando no twitter : 'Paguei pau pro namorado da Karina, puta a gente tem que tratar desse jeito mesmo.'' Cultura de violência sendo perpetuada por outras mulheres, se isso não é triste não sei nem como definir.

      Excluir
  7. Povo fala que não pra confiar. Tá. Aí, quando a mulher diz que não confia em homem nenhum, logo aparece um monte se fazendo de ofendido, falando que ela está generalizando, que nem todo homem é assim, blábláblá, mimimi... Depois as mulheres é que são complicadas.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber quem é o cara. Quem é esse sujeito vergonhoso que coloca a intimidade na internet e a (ex)namorada? Cade ele que em nenhum momento foi exposto? Gostaria de ver a cara desse sujeito? A cara da vergonha machista!!! Porque o machista não te cara, ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os caras são vários. Cada caso é um cara diferente. No mesmo dia que fiquei sabendo do caso Fran, fiquei sabendo outro caso, de uma menina que teve fotos íntimas publicadas pelo ex namorado. Há mais ou menos um mês atrás teve um caso desses na minha cidade entre menores de idade. O caso da Karina que é falado no texto. Infelizmente nenhum dos casos eu sequer soube o nome dos caras, porque as pessoas estavam lá queimando em suas fogueiras públicas todas as mulheres que fazem sexo. Os caras estão protegidos pelo machismo da nossa sociedade.

      Excluir