sexta-feira, 25 de maio de 2012

Manual da Abusada – 1a Edição

Depois das revelações da muito conhecida Xuxa, sobre ter sido abusada até os 13 anos de idade, muita polêmica surgiu. A clássica culpabilização da vítima foi, claro, um dos grandes focos. Mas houve também outros argumentos mais “alternativos”, como o de que ela teria sido pedófila também, por conta do filme que fez com um menino de 13 anos (sendo que na época ela tinha 16), ou aparecendo com roupas curtas nos programas infantis (ah, essas vadias que ficam por aí exibindo seus corpos). Mas principalmente houve quem questionasse a legitimidade do discurso dela, afinal, foi um sensacionalismo tremendo e ela podia estar querendo ibope (porque mulher sempre quer fama, né? Já repararam como ninguém fala que um homem dando uma “declaração x” é por ibope?) e se foi falar, por que só agora? Por que tantos anos depois? Ah, nesse mato tem cachorro!

Diante das milhares de discussões das quais participamos nos últimos dias, ficou clara a existência de um “manual do abusado” cujas regras todo mundo determina e as utiliza como forma de julgar quem se declara vítima de uma determinada situação. São basicamente normas que você, amiga que já teve seu corpo violado, precisa saber e agir de acordo, caso o contrário o abuso que você sofreu não tem valor, nem importância alguma, ok? Se você não seguir ao pé da letra, imediatamente você deixa de ser vítima e passa a ser a culpada da história – afinal, você está infringindo as leis do Manual do Abusado – portanto, não venha choramingar.

Como percebemos que ainda não há uma versão escrita desse manual, resolvemos publicá-lo aqui para vocês, dessa forma tudo fica bem explicadinho e você não corre o risco de sair cometendo gafe por aí, né? Aqui vai então o Manual da Abusada, contendo as principais regras expostas pelos nossos queridos questionadores da legitimidade do discurso de uma mulher estuprada:
  • Se você foi abusada, é proibido seguir a sua vida e ser feliz em qualquer instância.
  • É proibido também ser bem sucedida, especialmente de uma forma que te traga visibilidade midiática.
  • É estritamente proibido utilizar shorts e saias acima do joelho, blusas decotadas, justas, ou qualquer coisa que possa incitar tesão em um homem.
  • É proibido apresentar-se nua.
  • É absolutamente proibido usar essa nudez de forma lucrativa, tal como posar para uma revista masculina.
  • No mesmo tópico das duas últimas regras, é proibido gravar filmes com cenas de nudez.
  • Confira na distribuidora do Manual do Abuso mais próxima a você qual o prazo de validade para a sua denúncia, caso o contrário ele pode expirar e você acabar falando sobre o assunto muito tempo depois do que as outras pessoas acham apropriado.
  • Ao tocar no tema, lembre-se de estar em um ambiente privado e com a atenção do mínimo de pessoas possível.
  • Nunca, jamais, sob hipótese alguma faça sua denúncia em um meio de comunicação midiático, muito menos em horário nobre.
  • Ao falar sobre o abuso, é proibido chorar.
  • E, por fim, é proibido ser envolvida em outros contextos de abuso ao longo da sua vida.
    Fique atenta ao Manual da Abusada, cara amiga que teve seu direito a decidir sobre próprio corpo brutalmente desrespeitado. O não cumprimento de suas regras leva a gravíssimas demonstrações de intolerância dos preconceituosos de plantão.


Ps. Para os que não conseguiram interpretar ou não estão familiarizados com a linha ideológica do blog, deixamos claro que o texto é inteiramente irônico. Toda o nosso apoio e solidariedade à Xuxa e às milhares de anônimas abusadas, silenciadas diariamente pelo grito do desmerecimento alheio.

9 comentários:

  1. Não acho que a forma com a qual o público recebeu essa afirmação foi sequer educada, nem acho que mulheres que "soltam revelação bombásticas" na TV são aproveitadoras, etc, etc, mas não tenho como deixar de duvidar do interesse da emissora em transmiti-lo em horário nobre, em pleno fim de semana.

    Entendam, não é uma crítica à Xuxa, mas à emissora (que bem sabemos, não é exatamente uma "alma bondosa").

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas particularmente eu acho essa visibilidade muito boa (vide o imenso número de denúncias em apenas dois dias), como ouvi em uma dessas discussões citadas: Por mim podia tirar tudo do horário nobre e colocar só famosos falando sobre temas importantes, já que é isso que precisa para as pessoas se moverem.

      Excluir
  2. Muito legal, gente.

    ResponderExcluir
  3. BravoBravo!
    Acrescentaria ao manual um item importante: É proibido ter uma vida sexual satisfatória.

    ResponderExcluir
  4. posso estar sendo preconceituosa, mas achei o meio de comunicação escolhido um tanto suspeito. O Fantástico vive disso. Adorei conhecer seu blog.

    ResponderExcluir
  5. É um quadro do fantástico, creio que POR ISSO saiu no fantástico. Que eu saiba, é praxe das emissoras colocarem os quadros nos programas que eles pertencem, de PREFERÊNCIA, no mesmo canal...

    ResponderExcluir
  6. Descobri seu site agora. Já adorei e voltarei sempre.
    ótimo post.

    Abraço!

    ResponderExcluir