terça-feira, 13 de novembro de 2012

Desenhando: Mulheres e crianças primeiro e outros privilégios


A princípio penso que esse tema pode ser meio óbvio, especialmente para quem já conheceu o feminismo há algum tempo. Mas basta começarem as discussões sobre opressão que o argumento sobre os privilégios femininos é levantado, geralmente acompanhado da crença de que os tais “privilégios” tem relação com o feminismo.

Portanto acho necessário elucidar. Um post bem simples explicando ponto a ponto porque as desigualdades que, teoricamente, favorecem a mulher não tem relação alguma com feminismo, mas pelo contrário, na maioria das vezes são consequência de uma sociedade machista.

Mulheres e crianças primeiro
O clássico “ser feminista até que o navio começa a afundar”. Bom, vamos lá: Legalmente é função dar prioridade aos mais vulneráveis. Por isso temos lugares preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com bebês ou crianças de colo ou que possuam alguma deficiência ou dificuldade de locomoção. No caso, imagino que vocês concordem comigo que bebês e crianças são bem vulneráveis, realmente precisam de ajuda e, portanto, de preferência. Acontece que nossa bela sociedade (machista, não feminista, lembram?) determinou que o cuidado dos filhos era muito mais obrigação das mulheres do que dos homens. Pense: Quantas mães solteiras você conhece? Quantos pais solteiros? Quantas vezes você ouviu em uma entrevista alguém perguntar para um homem como ele concilia carreira e filhos? Só escutamos o chamado de mulheres e crianças porque as crianças são vulneráveis, precisam ser protegidas e precisam de um acompanhante e adivinha quem em 80% dos casos é esse acompanhante? Uma mulher. Mas pode ficar tranquilo que se você for um desses pais que cria os filhos e o seu navio se chocar com um iceberg você pode pegar suas crias no colo e pedir um espacinho logo no início do bote salva-vidas sim, ok?

Licença maternidade
Mais uma vez entra em cena o pressuposto de que cuidar dos filhos é obrigação exclusiva da mulher. A licença para as mulheres atualmente é de 120 dias enquanto os homens só tem direito a quatro. E aqui pasmem: A maioria das feministas que conheço é a favor de que a licença paternidade seja estendida. Que possamos dividir com nossos companheiros o dever e o prazer de criar nossos filhos. Não é privilégio algum que sejamos incumbidas dessa função sozinhas, que não tenhamos direito a ajuda e que o vínculo entre papai e bebê não seja considerado importante.

Alistamento obrigatório
“Se querem igualdade por que não lutam também pelo alistamento obrigatório?” A resposta para essa pergunta é: Porque seria estúpido. Posso estar enganada, mas não conheci até hoje sequer uma feminista que defenda com unhas e dentes que o alistamento deva ser obrigatório. Eu vou fazer uma comparação que talvez soe meio esdrúxula, mas acho que ajuda a compreender: Por que então não lutamos para que os homens também sejam estuprados? E para que também sejam vítimas de violência doméstica? Porque não queremos essas coisas! O feminismo luta pela igualdade sim, mas por favor, que essa igualdade venha acompanhada de liberdade. Que o exército pare de ser essa instituição machista, homofóbica, engessada que obriga os homens a se alistarem e constantemente veta mulheres, gays, trans* por não acreditar que sejam capazes de ter força e de lutar. Que as pessoas possam decidir por si mesmas, individualmente, as instituições das quais querem ou não fazer parte.

Homem R$ 20 Mulher R$ 15
Ah, o bom e velho pagar menos na balada. Isso sim é um privilégio! A frase “é feminista até dizer que mulher paga menos” sempre nos serve a carapuça. Só que não. Primeiro, abram os olhos: Não são todos os lugares que trabalham esse esquema. Ambientes GLS, LGBT* e outros lugares chamados mais “alternativos” não costumam fazer esse tipo de distinção nos preços. Isso se restringe aos ambientes héteros de classe média e tem um motivo. E é um motivo óbvio, vocês sabem disso. O preço para as mulheres é menor apenas para atrair o público masculino hétero que, teoricamente, só se interessa em frequentar um lugar caso “tenha muita mulher”. Isso não tem nada a ver com feminismo. Inclusive não são poucos os casos que vemos nesse tipo de ambiente que violentam a mulher. A cultura é de que se está pagando menos ela está ali para o entretenimento masculino, portanto está ok segurá-la pelo braço enquanto ela passa, puxar o cabelo dela, apertar a bunda, beijá-la repentinamente sem consentimento e lembram do caso da moça que teve o braço quebrado por negar um rapaz? Então. Pergunte para as mulheres que você conhece que frequentam esses lugares se elas não passaram por esse tipo de situação invasiva e objetificante.

Aposentadoria
"Não entendo como podem existir homens que maltratam suas mulheres"
Essa pesquisa explica bem o porque de as mulheres se aposentarem mais cedo e não é difícil entender: Nós trabalhamos mais. Sim, por que lembram da cultura machista que eu falei lá nos primeiros tópicos? Aquela que acha que temos que cuidar dos filhos sozinhas? E da casa? E do marido? E do cachorro? E dos preparativos dos churrascos nos finais de semana e das festas de final de ano?  Além disso as mulheres passam muito mais tempo cuidando da estética, é depilação, maquiagem, e outros mil afazeres que sim, são exaustivos e socialmente necessários. Essa jornada não é "frescura" e não é uma opção nossa, vale lembrar que além do linchamento social as próprias empresas cobram isso: recepcionistas, comissárias de bordo, jornalistas de TV e muitos outros empregos exigem que as mulheres estejam fisicamente enquadradas em um determinado padrão. Pois bem, então essa tal cultura que nos engessa nesses papéis de gênero obriga as mulheres a terem o que chamamos de “jornada tripla” e tenho certeza que você já ouviu falar disso. Não dá para partir de um princípio de isonomia simplesmente inexistente e dizer que igualdade mesmo seria lutar para que nos aposentássemos ao mesmo tempo sendo que na prática a sociedade está organizada de uma forma que ignora a divisão igualitária do trabalho (essa sim, uma luta feminista). Para que esses “bônus” sejam alterados é preciso que de maneira geral não ajam tantos “ônus” por conta da estrutura patriarcal.
Bom, tentei focar nos argumentos que mais ouvi por aí para justificar as desigualdades de gênero. Esses argumentos isolados que tem por objetivo distorcer a palavra “feminismo” e ignorar as opressões diárias que as mulheres sofrem concentram-se no raso, na consequência, sem se aprofundar na raiz do problema e entender suas origens. O feminismo é uma teoria de igualdade e liberdade que em nada se assemelha com os papéis sociais que o machismo nos deu de presente como se fossem vantagens.

Leia também: "E a igualdade?"

31 comentários:

  1. Oi Paula, tudo bem? Leio o blog há tempos e adoro, está me ajudando demais no meu reposicionamento como pessoa, como mulher e feminista (que eu ainda nao me considero, mas estou caminhando!). Bem, nem terminei de ler o post ainda, mas, se me permite, queria fazer um adendo: a licença-maternidade nao é apenas um direito que partiu do pressuposto de que a mulher é a única responsável pela criaçao e vinculo com os filhos. A licença-maternidade visa tb, fundamentalmente, o aleitamento materno. Até os seis meses de idade o único alimento que a criança deve receber é o leite materno e inclusive a nossa lei nao é abrangente o suficiente para garantir que mae possa estar disponivel (pois só dá 120 dias em vez dos 180 que deveria pra que ela possa amamentar o filho exclusivamente). Entao nao é simplesmente que nao se quiera uma extensao da licença paternidade, mas é que homens nao produzem leite, né? :)

    beijos, vou seguir com a otima leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A licença maternidade não visa apenas o aleitamento materno, mas também a formação do vínculo da mãe com o bebê. Então, não faz nenhum sentido apenas a mãe receber uma licença extensa. Os pais também devem construir vínculo e ter afinidade com seus filhos.

      Além disso, há o fator de que vários países hoje tem um sistema de licença maternidade e paternidade, no qual os pais dividem como quiserem o tempo para cuidar do bebê.

      A base da licença maternidade ser mais extensa não é só o aleitamento materno, se fosse, pais de bebês e crianças adotadas não receberiam a licença, coisa que acontece.

      Uma licença paternidade maior é sinal de que a criação dos filhos não é vista mais apenas como uma função da mãe e sim dos pais.

      Excluir
    2. Claro, concordo plenamente, acho que nao ficou claro no meu comentário isso. Só queria colocar o adendo mesmo, que o aleitamento materno tb é importantíssimo sim e é uma das razoes do pq mulheres tem esse tempo longo de licença e os homens nao. Mas isso nao signifca que eu concorde que só por isso é muito legal que os pais tenham apenas 5 dias corridos pra estar com os filhos e criar vinculos com eles.

      Excluir
    3. Excelente post - Ainda sobre a licença maternidade, cabe mencionar que países com a mentalidade mais avançada concedem não uma "maternity leave", mas uma "parental leave". A Alemanha, por exemplo, concede de 12 a 14 meses a srem distribuídos entre o pai e a mãe.

      Excluir
    4. "No caso de mulheres com carteira assinada, a empresa paga o salário integral, que depois é repassado à companhia pelo INSS. Nas instâncias em que a empresa concede a ampliação de dois meses da licença, para os 180 dias, o empregador paga a totalidade desses salários e depois desconta o valor inteiro do imposto de renda.

      Para as mães que são autônomas, exercem trabalho doméstico ou adotam um bebê, o pedido da licença tem que ser feito diretamente na Previdência, que se encarregará dos pagamentos.

      Mulheres com mais de um vínculo empregatício têm direito a receber o salário-maternidade relativo a cada um dos empregos.

      http://brasil.babycenter.com/a5900100/saiba-como-funciona-a-licen%C3%A7a-maternidade-e-quais-s%C3%A3o-seus-direitos---

      Excluir
    5. Sou a favor da ampliação da licença paternidade, porém sem redução dos quatro/seis meses da licença maternidade, afinal, a mãe precisa se recuperar do parto, a criança precisa mamar...
      Além do mais, na maioria dos países com licença maior, que pode ser dividida com o pai, como no caso da Alemanha, o salário não é pago integralmente pela Seguridade. A mãe/pai recebe um percentual do salário durante um período e, caso opte por continuar de licença por um período maior, é sem a remuneração. E os dois não podem ficar de licença ao mesmo tempo.
      Normalmente há um período que deve ser usufruído obrigatoriamente pela mãe.
      Abraço,
      Francisca

      Excluir
  2. Olá, desculpa me meter nos assuntos feministas. Dei uma lida no blog e gostaria de expressar minha opinião sobre o serviço militar que você comentou. Primeiramente, concordo que eles não devem vetar gays, trans ou mulheres, devem tratar todos da mesma forma. Porem é fato inegável que o dia a dia de um recruta não é um mar de rosas, o tratamento que eles recebem é bem diferente do mostrado em filmes, seriados ou desenho animado. Eles recebem um tratamento duro, feito para endurecer mesmo o ser humano, literalmente tratado "na porrada", a pessoa é treinada de forma que tenha que obedecer sem questionar e colocar sua missão acima de tudo, incluindo a própria vida. Agora se você assistisse a um grupo de mulheres recebendo maus tratos (na visão de leigos) no exército, seria muito pior, passaria uma impressão de que o exército faz as mulheres sofrerem por nada, o que geraria muita revolta em quem tomasse conhecimento do caso, e mesmo que as mulheres que estivessem passando por todo aquele treinamento árduo e duro falassem que foi escolha delas, elas seriam taxadas de machistas, submissas, ridículas ou "traidoras do sexo feminino". Mulheres podem sim ocupar cargos nas forças armadas, por escolha delas ainda, basta fazer concurso público, como qualquer homem também pode, que acaba em cargos diferenciados do cargo de recruta e passa por um treinamento BEM mais brando sem falar de que terá uma patente mais alta, ficando acima dos recrutas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas forças armadas jamais poderão ser aceitos "maricas", a principal função é defender a nação a qualquer custo, se forem tratados como bebês, passado a mão na cabeça o inimigo não fara o mesmo, devem ser levados ao extremo de seus níveis de stress e sobreviver a toda e qualquer pressão. No exército não há homem e nem mulher, existem heróis da nação.

      E nós homens não queremos acabar com a obrigatoriedade, ao contrário, já que a luta de vocês é pelos direitos iguais, se fosse prevalecer esta luta, nós queriamos só ver a reação das mulheres se deparando com o alistamento e ter que servir e ir para a guerra defender a nação, sem privilégios. Alguém tem que defender a nação querendo ou não, mas o motivo de dizermos que não brigam pelo alistamento igual ao homem é porque não convém a mulher participar diretamente da linha de frente de uma guerra, ou seja, direitos iguais só onde interessa, onde não convém deixa do jeito que ta mesmo e que se dane.

      Excluir
    2. Rodrigo, além de machista é homofóbico também? Não me consta que os homens estão felizes sendo origados a servir..

      Excluir
    3. Sim, alguem tem realmente que ser OBRIGADO a defender o pais, visto a quantidade de guerras que o Brasil já participou e a quantidade de homens que prestam o serviço militar contra a vontade...

      Excluir
    4. Rodrigo. Se feministas em geral são de esquerda e anti-guerras, como tu espera que se defenda justamente o alistamento obrigatório? Isso sim seria incoerência.
      Sabe o que eu acharia mais produtivo para todos? Um alistamento para treino de deveres fundamentais na prática. Todx cidadã(o) brasileirx teria o dever de aprender primeiro socorros, métodos de evacuação em lugares de risco, como proceder em desastres naturais e também a como denunciar os diversos tipos de delitos que temos tipificados no CP, etc.
      Isso vocês não pensam, né?

      Excluir
    5. Os comentários desse Rodrigo e Renato são o suficiente para mostrar o motivo que eu não concordo com o alistamento, seja obrigatório ou voluntário.

      Essas instituições são nojentas, carregam machismo e homofobia no seu cerne.

      Excluir
    6. Mulheres e o privilégio kkkkk se contrariar uma é machista!
      Ser feminista é ótimo, por que é igualdade de direitos...opa, mas não é equalismo é feminismo kkkk que coisa...
      Mulher tem licença maternidade de 120 dias e falam que na igualdade de direito idealizada por elas o homem não pode ter o mesmo tempo de licença paternidade e se você contraria é machista...mas quando o homem acorda de madrugada para cuidar do filho isso elas nem lembram porque será?
      Homem que apóia o feminismo acaba "morrendo" como homem, pois na Suécia elas fizeram eles urinarem sentados(só para alertar)...
      Elas querem fazer os homens de servos e muitos caem nessa...vergonhoso
      Sobre forças armadas nem falo, pois começando uma guerra acho que elas vão pensar em maquiar o inimigo...
      E para a Sofia aí do comentário abaixo, não são todos que entram no exército de peixada como vosso marido. Abriu a boca num momento ruim pois nunca soube de uma mulher que entrou em qualquer país nas forças especiais competindo em igualdade de condições...mas eu já soube de várias mulheres que deram golpe da barriga para ganharem pensão e ficarem tomando suco de pêra a vida inteira.
      Um link aí para saborearem.
      http://manhood101br.blogspot.com.br/2012/12/um-relato-de-incompetencia-corporativa.html
      Certificado Dilma para ela!
      Enfim, viva ao mundo e suas "âncoras"(independente do que seja), pois se não fossem as âncoras o mundo estaria assim.

      Excluir
    7. Nossa, todo mundo que eu conheço que pegou TG só fazia coisas como capinar cemitério.

      Excluir
    8. Anônimo das 02:22, você leu o texto ou é burro mesmo?

      Licença maternidade não é folga não, caramba, é importantíssimo para a criança e você tá tratando como se fosse bobagem e toda feminista que conheço é favorável a licença paternidade ser ampliada justamente por ser favorável a divisão de tarefas entre homens e mulheres.

      E qual é o problema de um homem urinar sentado? Acho que é mais confortável e bem mais higiênico, se o cara tiver a fim, sem problemas.

      E cara, somos contra guerras, não somos a favor de antimilitarismo babaca que só mata. E no mais: mulheres conseguem lutar, se necessário, é só dar uma olhada nas manifestações que ocorrem pelo todo mundo. Tem muita participação feminina, até mesmo em lugares ditos "mais machistas" como a área em que ocorreu a Primavera Árabe.

      Vai estudar!!!!!!!!!!

      Excluir
  3. Só acrescentaria na parte sobre a Licença Maternidade que o fato dela ser maior para as mulheres também dificulta nossa contratação no mercado de trabalho. Já tive que responder em uma entrevista de emprego a seguinte sequência de perguntas: "você está em um relacionamento?"; "vocês pretendem se casar?"; "tem intenção de inicar uma família no próximo ano?". Vai me dizer que não estavam tentando descobrir se existia uma licença maternidade no meu futuro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine só: houve um concurso para juiz de algum estado, acho que de São Paulo, que na entrevista fizeram esse tipo de pergunta para as candidatas as juízas e outras coisas do tipo. http://www.conjur.com.br/2012-set-18/cnj-julga-ilegais-entrevistas-secretas-concurso-juiz-tj-sp

      Excluir
  4. Muitas feministas não são a favor do serviço militar voluntário simplesmente porque são contra o serviço militar como um todo. Afinal, uma instituição dessas não é coerente com o pensamento político de muitas.

    ResponderExcluir
  5. sobre a aposentadoria mais cedo, também tem outro fato que é biológico que deve ser considerado, ainda que não seja preponderante: o desgaste físico que uma mulher tem ao longo da vida é muito maior do que o dos homens, considerando que somos regidas por ciclos hormonais que inclusive interferem em nossa saúde. Não raro, trabalhamos em situação bastante desconfortável durante a menstruação, por exemplo. Nenhuma de nós reclama uma semana de folga, e nem tratamento especial, até porque é um fato biológico com o qual estamos acostumadas e social e culturalmente tendemos a trabalhar sem reclamar de desconforto pra que não nos chamem de fracas. Mas que mulher nunca passou uma semana com enxaqueca por causa da menstruação e continuou trabalhando? Que mulher nunca trabalhou vários dias com dor no corpo por causa da menstruação? Que mulher nunca teve cólicas absurdas enquanto trabalhava? Eu sou professora. Nunca deixei de dar aula por causa disso. E pelo menos 3 ou 4 dias por mês dou aula exausta, com dor e extremamente desconfortável.
    Fora isso, considerando a média de 1,5 a 2 filhos por mulher, nessa aposentadoria mais cedo certamente está descontado o esforço e desgaste físico que gravidez e outras coisas relacionadas a gestar, paris e cuidar de uma criança geram. E não só no período de gestação ou logo depois. O corpo de uma mulher que teve filhos sofre desgaste pro resto da vida.
    Falando assim parece um horror, né? Parece que se reclama de menstruar e de ter filhos. E os machistas radicais (ou melhor, os misóginos) vão dizer que "abrimos as pernas e engravidamos porque queremos". Mas a regra é essa: mulheres trabalham mais e se desgastam mais. E, ironicamente, nunca deixam de cumprir suas tarefas por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo, sua mensagem soou muito "ser mulher é a pior coisa do mundo", além de ter definido a mulher apenas como um ser biologicamente definido como mulher. Argumentos como os seus podem ser usados para embasar a viabilidade de argumentos como: o fato de mulheres viverem em média e por isso não deveria haver tempo de contribuição diferenciado entre homens e mulheres, afinal, mulheres vão aproveitar mais aposentadoria.

      E bom, o fato de mulheres terem filhos e serem culturalmente definidas como cuidadoras e reprodutoras é um aspecto já contado na idéia de tripla jornada.


      Excluir
    2. Engraçado que isso vai de encontro com os dados do datasus.Quem se desgasta mais é o homem,tanto que isso se reflete no alto indice de mortalidade,ataques cardiacos e etc......
      Além da espectativa de vida masculina ser muito menor,10 anos de diferença.

      Os homens tem expectativa de vida de 69,42 anos,e se aposenta com 65,um saldo de 4,42 anos de aposentadoria.Se comparar o tempo de trabalho com o de vida de um homem que trabalhou dos 16 até a aposentadoria,passou 70,5% da sua vida em ativa.

      As mulheres tem uma expectativa de vida de 77,01 anos e se aposentam com 60 anos,dando um saldo de 17,01 anos de aposentadoria.Se uma mulher começar a trabalhar aos 16 anos até sua aposentadoria,passou 57,1% de sua vida em ativa.

      Excluir
    3. QUEM SE DESGASTA MAIS É O HOMEM? HAHAHAHAUAHEUAHEUAHEUEHUEHUEHAUEHAUEHAUEH, não tem como uma pessoa escrever isso seriamente numa sociedade que mulheres TRABALHAM, CUIDAM DA CASA E DOS FILHOS, enquanto homens trabalham apenas.

      Excluir
  6. Parabéns pelo texto. Explica de forma simples e direta o quanto todos esses supostos privilégios femininos são na verdade consequências diretas do machismo. Só não entende quem não quer. :)

    ResponderExcluir
  7. Concordo com quase tudo, só não gostei muito da argumentação quanto ao alistamento. Comparar alistamento a estupro foi forçado! Eu acho que os melhores argumentos são simplesmente a exclusão da obrigatoriedade para os homens, e também podemos argumentar com eles que ainda que o alistamento seja obrigatório, eu NUNCA soube de ninguém que foi convocado sem ter sido voluntário para tal. Os mascuzinhos frouxos que ficam com esse mimimi nunca chegaram nem perto de passar por um treinamento do exército (e nem aguentariam, hehehe)! Dos amigos que tenho, todos os que serviram ao exército o fizeram porque quiseram, e a maioria nem foi soldado, fizeram curso de oficial (CPOR), inclusive meu marido. E se querem saber, todos eles guardam boas lembranças dessa fase, continuam amigos e vivem relembrando os causos, embora não tenha sido necessariamente fácil (a menos que os mascus achem ok beber água de esgoto sem nem pensar porque era a única disponível depois de dias sem, ou comer a comida direto do chão - ao estilo Tropa de Elite mesmo). Mas certamente os mascus criados a suquinho de pêra que passam a maior parte de suas vidas na frente de um computador e um videogame não aguentariam sequer alguns minutos no exército, hehe.

    Sofia

    ResponderExcluir
  8. Será que as pessoas leem o post antes de comentar?!

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi outros argumentos para essas questões.
    - Mulheres e crianças primeiro -
    A de que mulheres são seres mais fágeis e precisam de proteção tanto quanto crianças.

    - Mulheres pagam menos em baladas -
    A justificativa era que um ambiente com muitos homens e bebidas (ou só de homens) geralmente tem conflitos (brigas, mais violência em geral) e que atrair mais mulheres seria uma estratégia de evitar isso (pois os caras teriam outro foco de atenção).

    São justificativas machista e sexista, de qualquer maneira. Mas eu tbm já vi uma pesquisa que dizia que o números de mortes de mulheres e crianças em geral é sempre maior nesses acidentes. Então não devem existir muitos cavalheiros nessas situações.

    ResponderExcluir
  10. Olá,sou homem e só não concordo com a parte da aposentadoria precoce das mulheres.Todas as mulheres trabalham mais?A resposta é não,depende da organização das tarefas domésticas de cada familia.Por exemplo:

    Na minha casa quem faz as tarefas domésticas é unica e exclusivamente a empregada doméstica,que é remunerada para isso.Tanto eu,quanto meu pai e minha mãe não relizamos tais serviços.Minha mãe tem uma jornada de trabalho menor do que a minha e de meu pai,por que ela tem direito de um tempo de tralho e de contribuições menor que o nosso?Não há justificativa.

    Quanto aos cuidados com os filhos,em minha casa quem foi responsável pela minha alfabetização e de meus irmãos foi o meu pai.Desde novo ele foi o responsável pelo processo evolutivo e amadurecimento de minhas habilidades,levando e participando de aulas de judo e natação por exemplo ou acompanhando os meus estudos até a faculdade.

    Quanto a referida "teceira" jornada de trabalho,que é o cuidado com a estética,também se aplica aos homens.Já visse algum executivo,algum atendente ou algum homem em algum posto elevado com barba igual a do diretor do colégio do harry potter?Eu também não,ou então andando com roupas rasgadas e etc...?Faço academia desde os 15 anos,e sempre tive acompanhamento de nutricionista no processo de de hipertrofia muscular.Nos ultimos anos o crescimento muscular tornou-se difícil e então junto a minha nutricionista escolhi mudar a estrátegia nutricional,dividindo a dieta em duas fases:a de bulk que consiste em uma alta ingestão de calorias com a inteção de crescimento muscular,e a de cutting que consiste em corte de caloria para definição.No meio do processo de bulk fui chamado pelo chefe para sua sala,ele disse que eu estava ganhando muito peso,e como sou jovem devo manter a aparência sempre saúdavel,e que os clientes gostam disso.Ele estava errado?Com certeza não,a aparencia diz muito de cada pessoa,e qualquer pessoa independente do sexo deve cuidar dela se quiser ter algum exito profissional e pessoal.Cuido 2 horas por dia de meu corpo por isso,e várias mulheres não dedicam nem metade desse tempo por semana.

    A lei não deve beneficiar alguém simplesmente porque pertence ao sexo/raça/etc.. x,e sim levar em consideração cada caso.

    Além de que os afazeres domésticos são responsabilidade de quem mora no domicilio,tanto homens quanto mulheres,e compete a cada casa fazer a distribuição dos afazeres.Se por algum motivo algum conjugue fica inteiramente responsável por tais afazeres,é obrigação dele exigir que o outro ajude nas tarefas domésticas,e não há nada que impeça isso.Se o conjugue não quiser simplesmente dá um pé na bunda e arruma outro,ninguém é obrigado a continuar em um relacionamento assim.

    Quanto aos cuidados dos filhos,a partir do momento em que você decide ter uma prole,deve ter a consciência de que deverá reservar um bom tempo para a criança,e isso é uma obrigação dos PAIS. O estado não deve restituir o tempo gasto na criação dos filhos,e novamente quem deve distribuir igualmente o tempo gasto com educação,lazer,etc.. da criança são os próprios pais.

    Além da lei inferir que a responsábilidade doméstica é inteiramente da mulher,pois ao final da sua vida produtiva irá ganhar um ressarcimento das horas gastas com esses afazeres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, creio que você não entendeu. O post não quis justificar tudo isso como sendo correto, mas sim explicar as razões das coisas serem como são hoje. Sobre a educação dos filhos e deveres domésticos, saiba que sua família é uma exceção, e o mundo seria um paraíso se todos fossem parecidos com ela. Na maioria dos casos o homem:
      - abandona a mulher grávida;
      - não ajuda a criar a criança;
      - não participa do processo educacional;
      - não divide as tarefas domésticas.

      E é sobre esse cenário de maioria que as leis atuam. Nem todas as mulheres tem coragem de dar um pé na bunda do marido que não ajuda em casa, por uma série de fatores culturais e sociais, só para fechar. ;)

      Excluir
  11. ótimo...

    Sou marido de uma mulher... Pai de uma mulher e filho de uma mulher... Não posso não ser feminista!

    Mas oque eu gostaria mesmo, é que dentro de alguns anos, o proprio conceito de FEMINISMO desapareça, motivado por uma realidade social em que não seja necessario conviver com qualquer tipo de diferença degradante de genero...

    ResponderExcluir
  12. Bom texto,muito esclarecedor.
    O serviço militar deveria ser facultativo para ambos os sexos.

    ResponderExcluir