terça-feira, 5 de junho de 2012

Menstruação: autoestima e ódio ao feminino.


There will be blood - Foto de Emma Arvida Bystrom
            O ensaio fotográfico publicado originalmente na revista canadense Vice, nomeado de "There will be blood" foi republicado no Brasil no portal da yahoo e em outras mídias. A aceitação das fotos foi péssima.     
             Nojento, desnecessário, nada sexy e horrível foram palavras utilizadas pelo maioria do público para descrever as fotos. Tanto homens, quanto mulheres manifestaram toda essa ojeriza pela menstruação. Os comentários inclusive ofendiam as modelos fotografadas, chamando-as de vadias nojentas e falando até que elas envergonhavam a espécie. O choque foi grande, afinal, a misoginia no ódio ao sangue de menstruação não é tão clara, mas ela se mostra sem disfarces nesse comentário. Para a comentarista, uma mulher que exibe sua menstruação é menos mulher, é uma mulher sem valor, é nojenta e não esconde envergonhada o "seu feminino" e por isso merece ser xingada dessa forma.

         O "nada sexy" merece um parágrafo especial porque mostra como a mulher é vista como enfeite, ela só é bem aceita pela mídia e pela sociedade se estiver magra, maquiada, photoshopada, enfim, não natural. A mulher como ela é, menstruada, com dias bons e dias ruins, sem photoshop é criticada justamente por sair dessa função que o patriarcado a colocou, que é a de objeto, enfeite, troféu. Passiva e bela, sendo admirada e servindo ao deleite masculino heterossexual. A mulher menstruada não enfeita, ela choca. Ela não está ai pra ser admirada, afinal, ela é natural, ela é humana. A mulher vista como sujeito, a mulher vista como ser humano ainda choca. E isso assusta.

Menstrala - Pintura de Vanessa Tiegs
       A depreciação pela menstruação é correlata ao ódio pelo que é designado como corpo feminino e também a diversos problemas de autoestima, afinal, como haver aceitação do corpo se as mulheres ainda vêem a menstruação como algo sujo, feio e nojento? Ver seu organismo dessa forma faz mal, é odiar uma parte de si. Odiar a menstruação, escondê-la, evitar falar nela contribui para a repressão sexual feminina e para a falta de conhecimento do próprio corpo. Esconder e silenciar contribui também para retirar das mãos das mulheres a própria sexualidade e o direito ao próprio corpo, porque o medo do que o outro vai achar, o medo de ser nojenta, suja e feia coloca a mulher numa posição de objeto do patriarcado. 

A misoginia em relação à menstruação coloca o corpo designado ao nascer como feminino pra servir aos outros e não a si mesma e prejudica a autoestima, por criar inseguranças que impedem que a pessoa exerça sua sexualidade e conheça o próprio corpo. Ver a menstruação como nojenta, é ver também a vagina, o útero, o ovário e todo o sistema reprodutor definido como feminino como algo a ser "limpado" ou escondido. A insegurança feminina a respeito do cheiro da vagina, bem como da depilação íntima como parte da higiene e até mesmo da "feiura" da vagina são componentes do ódio ao feminino e do ódio à menstruação. E chegamos ao "nada sexy" porque se mostrar natural, se mostrar humana, não tem aceitação, porque é sair do papel que o patriarcado nos colocou, que é de passiva, submissa e objeto.

Observação: nem toda mulher menstrua e nem toda pessoa que menstrua é mulher. Entenda melhor lendo textos no "Transfeminismo"

20 comentários:

  1. Muito bem colocado, Thaís, parabéns!
    Achei esse ensaio fotográfico a coisa mais linda e empoderadora do mundo. Entendo o horror ao período menstrual de algumas mulheres, por sofrerem com problemas muito desconfortável (cólicas muto fortes e outros sintomas)... mas tratar do sangue que vem de dentro, que é a demonstração mais forte da vida do corpo feminino por si só (sem precisar da preciosidade da gestação) como algo imoral e nojento é sim, depreciar aquilo que somos: mulheres. Menstruadas, sujas de sangue, sem ter vergonha de assumir isso.
    Outra questão importante nesse assunto é fazer sexo durante a menstruação. Nunca entendi o tabu que as pessoas criaram em torno de fazer sexo com a mulher menstruada, sendo que aparentemente sentimos ainda mais prazer nessa época do mês. Acho que é mais uma forma de associar a menstruação a sujeira, a impureza, sobre como a mulher deve ser o máximo de discreta e intocada na menstruação.
    Que sejamos livres sujas de sangue também (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei seu comentário super poético e relevante, Carol! Relevante ao destacar o ponto de que o período menstrual realmente pode ser um horror pra algumas mulheres que sofrem com problemas de excesso de fluxo, cólicas, dores de cabeça e afins.
      E poético em todo o resto, principalmente o "que sejamos livres sujas de sangue também".

      Excluir
    2. Como o meu companheiro disse a primeira vez que propôs que tivéssemos relação no meu período menstrual. "É só sangue e é seu, não pode ser tão ruim como parece. Todo mundo tem sangue. O seu sai pela vagina.Não tem nada de nojento nisso"
      Na hora foi engraçado e eu acabei rindo muito. Mas me ajudou a quebrar um tabu sobre sexualidade. Eu que era proibida de andar em uma moto, porque meu órgão sexual poderia estar em contato com um homem, era proibida de usar calça pra não "destacar" o formato da vagina, e claro fui expressamente proibida de praticar sexo até meus 22 anos de idade, estava ali sendo encorajada por outra pessoa que achava estranho eu ter nojo de algo que pertencia a meu próprio corpo. Ele sabia de como eu fui criada e de tudo o que eu não podia fazer por causa da religião e o tom foi de conversa e encorajamento. Depois disso passei a ter menos medo de praticar sexo menstruada ou não e o prazer aumentou muito.
      JR.B

      Excluir
  2. Esse ensaio eu perdi mas imagino como deve ter sido a recepção.

    Sobre o fazer sexo estando menstruada ser uma grande tabu é muito triste mas bastante palpável. É como se estivéssemos fedidas, sujas. É um estado de não-beleza, daí o pavor. Porque sexo ***é*** para os belos de corpo e quem sabe de alma.

    Em outras épocas eu faria a comparação sobre sair à rua sem estar com o cabelo alisado ou relaxado. É estar ao natural, coisa que ***simplesmente*** não ***pode*** ser.

    Porque ser mulher não é menstruar, é estar sempre linda e maravilhosa, com a casa varrida e as janelas com belas cortinas. Não basta ser. Tem que ser impossivelmente atrativa ao macho.

    Mas olha, adorei o post. Grade abraço para todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário!

      No primeiro texto que escrevi sobre menstruação falei um pouco sobre sexo durante o período, mas não abordei por esse lado de "não-belo" que é um ótima análise.

      E achei bem interessante a questão do cabelo não alisado nas ruas ~ser proibido~.

      Abraço!

      Excluir
  3. Achei divino o texto, Thais. Parabéns. Algumas religiões, como a muçulmana, veem como algo sujo a menstruação.Não sei como as outras tratam o tema. Confesso que gostaria de saber como os evangélicos encaram o assunto haja visto o crescimento dessa religião no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar saber sobre a relação das religiões evangélicas com a menstruação e te informo, mas como essas religiões são cristãs, imagino que infelizmente, eles vêem a menstruação como algo sujo.

      Excluir
    2. Já cursei teologia e frequentei igreja evangélica durante 20 anos. Posso afirmar que a maioria das igrejas encaram, no Brasil, de acordo o senso comum. A Bíblia fala sobre ser um período de impureza do corpo feminino, assim como o alcorão,mas não há um pensamento peculiar ou característico da maioria das religiões evangélicas, muito menos um consenso ideológico sobre isso. A menstruação é vista como algo sujo, porque culturalmente é vista dessa maneira.

      Excluir
  4. o ensaio é muito bom, nunca tinha pensado nesse lado da menstruação que você propôs... pois nunca tive problema com isso. Mas muita gente tem, e principalmente as mulheres. Eu acho que isso é algo histórico, as mulheres antigamente viviam para engravidar e a mentruação significa que isso não ocorreu, na minha opinião é por causa disso esse "horror" a menstruação. E toda a beleza que a mulher tem que aparentar tb né?

    ResponderExcluir
  5. A tradição judaico-cristão repudia o sangue menstrual como sendo uma herança maldita do pecado de Eva. Isso embasa a proibição do sexo durante o período menstrual que, na antiguidade, era o único praticado exclusivamente para o prazer, uma vez que não havia nem uma possibilidade de gravidez.
    Dessa forma, as mulheres são educadas para sentirem-se sujas enquanto estão menstruadas, segundo a tradição de que elas só devem praticar o sexo para e reprodução e nunca para sentir prazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do comentário, bem esclarecedor. Obrigada! :)

      Excluir
  6. Nossa, então agora esconder a menstruação é ter vergonha de ser mulher? A gente deveria sair por aí exibindo absorventes cheios de sangue, é isso mesmo? Sério... sangue É sujo. Higiene, por favor.

    Menstruação é desconfortável, eu adoraria não menstruar. Não é só por ser uma característica feminina que vocês precisam ficar exaltando e achando que a repulsa é machismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas mulheres odeiam menstruar porque passam mal nesse período. E eu acho completamente compreensível, mas o texto não se trata desse tipo de ódio, de incômodo e sim de como a sociedade vê a menstruação como algo que deve ser escondido.

      Lembro de como era difícil ir para o banheiro trocar absorvente na escola. Porque o absorvente jamais poderia aparecer, porque assim as pessoas saberiam que eu estava menstruada, mas como levá-lo até o banheiro sem ninguém ver? Eu tinha que fazer malabarismos pra esconder. Se aparecesse, todo mundo ia comentar sobre como eu era nojenta por isso.

      Excluir
  7. Não, em nenhum momento foi dito isso que você falou anônimo.

    O problema é acusar a menstruação de nojenta, ela não é. Sangue não é nojento. Fazer sexo com uma pessoa menstruada não é um absurdo. Pessoas menstruadas não fedem mais que outras, não tem nada disso. Ficar falando que menstruação é algo sujo, nojento acontece porque o sistema reprodutor considerado feminino é considerado sujo, baseando-se em ideais misóginos, entende?

    Não existe problema nenhum em uma mulher que não menstrua, tanto que há mulheres trans e elas não menstruam, né? Tanto que há mulheres que escolheram não menstruar, né?

    A questão é que a gente tem que questionar essas afirmações de nojo e higiene, porque elas são fruto de uma cultura que vê tudo que é considerado feminino como inferior, feio, mau.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto, ótima reflexão e super relevante.


    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  9. “Eu não sei fazer sexo”

    "Por mais incrível que possa parecer, eu não sei fazer sexo! Já tive alguns parceiros, porém não me sinto preparada, ou parece que não sei o que fazer quando estou com alguém em um quarto e, mesmo que já tive relações sexuais, eu só lembro de ter sentido algo com um os demais... aff! Não me lembro de sentir nada. Já pensei até em contratar um profissional do sexo, mas acho que me sentiria sendo abusada por estar pagando para aprender algo que deveria ser simples. O que eu faço?

    Esse é um daqueles problemas causados por todos esses manuais que as pessoas insistem em dizer que funcionam. Não há mil maneiras de enlouquecer um homem. Não dá pra surpreender ninguém todo dia ou ter prazer fazendo malabarismos e tentando ser sexy ao mesmo tempo.

    Sexo é algo natural, que deve ser feito com intimidade, naturalidade e, acima de tudo, vontade e tesão. De que adianta ir a um restaurante do tipo "Como o quanto puder" se você não está com fome? Sexo é igual. De que adianta estar num quarto com um cara incrível se você não se sente atraída?
    A partir do momento que você entende isso, o primeiro passo foi dado. Agora é hora de se conhecer. Eu sempre falo sobre isso aqui, muita gente acha besteira, diz que parece obrigação, mas é só uma maneira de auto-conhecimento: masturbe-se!
    Se você não conhece seu corpo, não entende como sente prazer, tem como ajudar alguém a dar esse prazer a você? Impossível, né! Ninguém vai conseguir deixá-la a vontade, tranquila e excitada se você não estiver consigo mesma.
    Uma das coisas mais importantes que você deve ter na cabeça é que todo mundo sabe fazer sexo. Você pode não saber fazer sexo como fulana ou ciclana fazem, mas você sabe o seu jeito de fazer — porque você é única, ainda mais nesse momento.
    Depois de se conhecer e conhecer a pessoa com quem você vai dividir esse momento, é hora de sentir-se livre. Deixe a cabeça sem nenhum preconceito, sem certo e errado, sem objetivos fixos ou receita de felicidade.
    Respeite seu corpo, seus limites e ajude a outra pessoa a fazer o que você gosta, mostre o caminho que você espera que a pessoa tome e guie-a. Deixe que a pessoa a guie também, e para isso é preciso intimidade, cumplicidade.
    Vamos deixar bem claro que essa intimidade e cumplicidade funciona diferente para cada pessoa. Há quem consiga construir isso em uma paixão de 4 horas, há quem precise de 20 anos. Respeite seu tempo e seu estilo.
    Respire fundo e acredite que tudo pode — e vai — dar certo se você se preocupar menos com o mundo que está fora do quarto do que com você mesma. Arrisque-se!

    ResponderExcluir
  10. Não entendo pq menstruação eh ~~nojento~~, se é só sangue. >.<

    ResponderExcluir
  11. Achei perfeito esse ensaio #meidentifiquei haha'

    ResponderExcluir
  12. Na Índia ainda há muitos tabus em torno do assunto. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/10/141028_menstruacao_india_lab.shtml

    ResponderExcluir