terça-feira, 16 de julho de 2013

Isso não é "dote", "isso" sou eu.


Anita Sarkeesian é uma feminista famosa na internet por causa de seus vídeos que apontam a misoginia dos games. E nessa imagem, que inspirou esse texto, ela é resumida a um troféu e seu interesse por games deixou de ser algo dela e se tornou algo para os homens. E mais uma vez a gente se depara com mulheres que gostam de futebol, de games, de filmes, de rock ou qualquer coisa que é definido como um "gosto masculino" sendo vistas como prêmios, como raras e seus gostos se tornando um "dote".

A mulher que demonstra gostar de determinados assuntos considerados masculinos vive sendo acusada de "attention whore" e outros termos babacas, afinal, numa sociedade tão presa aos padrões de gênero e tão misógina, se você é mulher e gosta de algo fora do que é dito como feminino, você só pode estar fingindo, querendo atrair atenção masculina.

É tão problemático que a personalidade da mulher, seu comportamento e suas preferências sejam sempre vistas como parte de uma tentativa desesperada de impressionar homens. Isso é só mais um exemplo de como as mulheres são resumidas a um mero acessório masculino; um objeto. Afinal, se você é humano, você tem sua individualidade, sua personalidade, seus gostos e sentimentos, e quando uma pessoa é considerada um troféu e seus gostos um dote, claramente há uma desumanização. 

A valorização da mulher é claramente ligada a função que ela cumpre na vida do homem, a existência dela só é válida se estiver vinculada a vida dele, de forma que fora de um relacionamento, a mulher que gosta do mesmo do que ele sequer existe. Ela só pode ser um mito, uma poser.

Ser mulher e ter um hobbie, mesmo que dentro dos padrões de gênero, choca simplesmente porque demonstra que não somos incompletas. Se somos resumidas a acessórios e tudo que fazemos é visto como uma forma de despertar desejo masculino, quando a gente mostra ao mundo que somos indivíduos e temos personalidade própria, a primeira reação é a de choque e num sistema que quer manter as mulheres e sua individualidade invisibilizados, a melhor forma de responder a isso, é pegar aquele hobbie e colocá-lo como uma forma de chamar a atenção.

E mais uma vez as lésbicas e também as mulheres bissexuais são invisibilizadas, uma mulher que gosta de mulher nega toda essa teoria de mulheres são acessórios, mostra que somos donas de nossa sexualidade e não só dela, mostra que somos indivíduos, completos e que não precisam de homens para existir. E aqui, a heteronorma chega e diz que essas mulheres são anormais, diz que elas não existem e assim continua o apagamento feminino. 

A busca pela mulher "diferente" e "sem frescuras" é motivada principalmente pela misoginia da sociedade, afinal, o desvio ao padrão de gênero feminino é o que torna aquela mulher objeto de desejo de muitos homens. É perceptível o quanto tudo que é considerado feminino é desvalorizado, mas essa misoginia é mais ampla do que aparenta ser: porque ao mesmo tempo que a mulher diferente é desejada, ela também é punida, porque ela vira um troféu, um mito, um dote, ela é resumida a um acessório masculino e caso ela não tenha interesse no cara que a deseja, ela se torna a "attention whore" citada acima. E não é todo "desvio" ao papel de gênero feminino que é aceito, por exemplo, ser "atraente" e ser submissa continuam fazendo parte da "mulher diferente" tão desejada. 

Nós somos humanas e essa busca pela "mulher diferente" se pauta também na ideia de que a mulher é apenas o esteriótipo não humano, não indivíduo, e isso não é um exemplo de misoginia? Enquanto a busca pela uma mulher diferente acontece, fica claro que eles estão cegos pra ver que toda mulher é diferente, tem personalidade, gostos, individualidade.


Textos relacionados:
Guestpost: Feminismo e cultura pop: Parte 1 – As Representações Femininas - Taís Fantoni
Guestpost: Feminismo e cultura pop: Parte 2 – Mulheres como jogadoras - Taís Fantoni
e o excelente blog da autora dos guestposts "Colchões do pântano

11 comentários:

  1. Deve ser muito bom namorar ou ser amigo de uma mulher que goste de games! Realmente existe muito preconceito por conta da violencia de alguns jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser muito legal o anônimo ler o texto e entender que a mulher que gosta de games não é um trofeuzinho para ele carregar.

      Excluir
    2. Deve ser muito legal o anônimo ler o texto e entender que a mulher que gosta de games não é um trofeuzinho para ele carregar.
      (+1)

      Excluir
    3. O pior é que o comentário do cara além de colocar a mulher como trofeuzinho, ainda tem o "por causa da violência dos jogos". Cara, não é a violência dos jogos o maior problema, mas a violência contra as mulheres que jogam, que ouvem de tudo um pouco em jogos online.

      Já até recebi ameaça de estupro online, no meio de um jogo! Simplesmente porque xinguei um cara que ficou me tratando de forma ridícula e ele se achou no direito de dizer que eu merecia ser estuprada já que eu era só mais uma att whore!

      Excluir
  2. Se é a mulher procura um cara de personalidade mais sensível e atento a sensibilidade feminino tudo bem, é coisa linda de se ver. Mas agora se é o homem procurando uma parceira menos fresca, fútil e mais masculina, ai é o fim do mundo. Enquanto tem adolescentes sofrendo estupro coletivo e sendo queimadas vivas a torto e a direito no oriente, vem umas "feministas" estilo fariseu que engole um elefante mas não deixa passar um mosquisto que são tão chatas e tendenciosas, que nem se zerassem com 100% todos os games hardcores do mundo conseguiriam um homem que deixasse de achar ela uma chata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem problemas de interpretação textual ou é só um babaca que gosta de desqualificar o feminismo mesmo?

      Excluir
    2. Querido, não tente desmerecer uma luta contra algo pelo qual você não vive. Você acha que essas feministas são "chatas e tendenciosas" porque abraçam até mesmo causas "pequenas"? Você realmente NÃO SABE pelo que as mulheres passam, e QUALQUER LUTA pela igualdade e libertação feminina, QUALQUER TÓPICO que exemplifique o machismo é valido.

      Excluir
  3. Texto interessante e que traz uma visibilidade sobre determinados problemas que as mulheres possuem em nossa sociedade. Até então não conhecia o termo "attention whore", e apos intercalar o seu significado com os processos de informação, mídia, as ações ditas misóginas supracitadas no texto, e características para um padrão de "mulher" que é defendido por uma parcela grande da sociedade Machista. Temos uma conclusão que "barbárie" continua no discurso de igualdade ente gêneros. Eu pensaria que o maior problema poderia ser uma espécie de "ruído" na comunicação entre homens e mulheres, principalmente quando imaginamos essa MULHER objeto de desejo da sociedade... mas fica evidente que a resposta é a falta de conscientização: mazela de todas os problemas sociais.

    ResponderExcluir
  4. Se gosta de games, futebol e "coisas de homem", é att whore.
    Se gosta de maquiagem, sapato e "coisas de mulher", é fútil.

    ResponderExcluir
  5. feministas dizem que as mulheres que não se declaram feministas ou criticam campanhas como a chega de fiu-fiu fazem isso porque querem agradar os homens.
    essas mesmas feministas dizem os gostos e opiniões das mulheres são sempre vistos como estratégias para agradar os homens e que isso é machista.
    ué?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer que eu desenhe? Vou desenhar, você tem problemas sérios de interpretação de texto e de noção de mundo.

      Excluir